CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Empreendedorismo 16/04/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Sebrae realiza Encontro de Secretários de Desenvolvimento Econômico e Agentes de Desenvolvimento do Litoral Leste

O Sebrae Regional Leste realizou, na sede de Aracati, o I Encontro Anual da Rede de Agentes do Litoral Leste nesta terça-feira, 16. O evento contou com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Econômicos de Aracati, Beberibe, Pindoretama, Fortim, Icapuí e os representantes das Salas do Empreendedor dessas cidades e dos demais municípios que compõem o Litoral Leste.

O evento teve a apresentação do palestrante Vagner Ancelmo, com a palestra: "Da experiência ao Desempenho: Alinhando as culturas de Encantamento e resultados", seguida de capacitação sobre a atuação do Sebrae juntamente com os governos municipais no território Litoral Leste.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Aracati, Fátima do Carmo, elogiou a iniciativa do Sebrae, que está sempre em sintonia com os Empreendedores e com os Municípios e deu as boas-vindas aos demais colegas Secretários e aos Agentes de Desenvolvimento.

Apenas para lembrar, a Sala do Empreendedor tem um diálogo permanente empreendedores locais e oferece diversos serviços como:

- Orientação para abertura, alteração e baixa do Microempreendedor Individual (MEI);

- Emissão de boletos;

- Declaração anual do MEI;

- Parcelamento de dívidas tributárias;

- Orientações sobre crédito;

- Inscrição em eventos e capacitações;

- Orientação para emissão de notas fiscais.

Atendimento de segunda a quarta (8h às 11h30 e 13h30 às 17h) Rua Dragão do Mar, 171 (Ao lado da Igreja Matriz).

#Turismo 12/03/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Reunião da Comissão de Trabalho de Canoa com Barraqueiros

A Comissão formada para solucionar a questão das barracas da praia de Canoa Quebrada, localizadas na área de falésias, região que deve ser preservado segundo a legislação federal, reuniu-se na segunda-feira, 11, na Escola Zé Melancia para pensar soluções e os procedimentos para a resolução mais rápida e eficaz da questão.

Participaram representantes da Prefeitura do Aracati, Ministério Público, ABAC (Associação dos Barraqueiros de Canoa Quebrada Aracati-CE), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Advocacia-Geral da União (AGU), além do Secretário Executivo do Turismo do Estado, Jonas Dezidoro e do Deputado Estadual Guilherme Bismarck.

A reunião serviu para que todos tivessem suas falas ouvidas e dúvidas respondidas sobre esse processo que já acontece há 22 anos. "A ideia principal é que ao longo dos trabalhos as decisões sejam tomadas em conjunto até a retirada dos empreendimentos da área de preservação para sua realocação em uma área ambientalmente e financeiramente viável", explicou o Deputado Guilherme Bismarck.

A Prefeitura do Aracati vem fazendo sua parte com a elaboração do novo Plano Diretor Municipal, que terá a sua legislação atualizada, após 18 anos sem estudo, para adequar-se às necessidades do crescimento municipal. Outro fator importante foi a criação do Instituto de Qualidade do Meio Ambiente do Aracati, Iquama, um órgão próprio para cuidar das questões ambientais do Aracati.

A Administração municipal acredita que somente com a união de todas e todos se chegará a um bom termo para esta situação que aflige os empreendedores de barracas envolvidas.

#Festa 26/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Reunião de organização dos vendedores ambulantes do Carnaval 2024

Os vendedores credenciados para trabalhar no Pré-Carnaval do Aracati participaram de uma reunião geral nesta sexta-feira, 26, para receber as últimas orientações e suas credenciais para o evento. Participaram do encontro orientando e desenjando boas vendas, a Chefe de Gabinete, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e Instituto de Qualidade do Meio Ambiente do Aracati - Iquama.

Os Conselheiros Tutelares, participaram orientando quanto à proibição de vendas de bebidas alcoólicas para menores e o trabalho infantil.

Participaram ainda os representantes da Coca-Cola, patrocinadora oficial do Carnaval 2024, para apresentar os demais itens que poderão ser comercializados na arena, forma de compra e sugestão de valores.

Este é o Aracati gerando trabalho e renda para sua população durante a maior festa popular da cidade.

#Empreendedorismo 24/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Organização dos vendedores ambulantes para o Carnaval 2024

Ocorreu durante esta terça-feira, 23, a efetivação do credenciamento dos vendedores ambulantes de comida e bebida para o Carnaval/2024.

O atendimento foi feito com dignidade, com hora marcada, com qualidade, em local acessível e muita informação para garantir que os empreendedores aracatienses possam obter uma boa renda durante os dias do Carnaval.

A gestão tem compromisso com o aracatiense e com o cuidado com a geração de trabalho e renda durante nossa maior festa.

O Carnaval 2024, deve gerar mais de 1.000 (mil) postos de trabalho diretos (somente com venda de comida e bebida), nas Arenas carnavalescas, sendo essas vagas destinadas aos moradores da cidade.

A criação de tantos postos de trabalho diretos está ligada diretamente ao tamanho e organização do nosso Carnaval, que é feita para nosso povo. Por isso, você que confirmou hoje sua vaga, não a venda para outras pessoas e denuncie se souber que alguém fez isso.

Todas as denúncias do ano passado estão sendo apuradas e quem não fez jus à sua vaga, este ano não poderá ser inscrito.

#Turismo 12/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Paraquedismo no Aeroporto Dragão do Mar

O Aracati mais uma vez torna-se a Capital Nordestina do Paraquedismo com o evento "Boogie - Terra do Sol". Com apoio da Prefeitura Municipal, dezenas de atletas de vários estados saltando do Aeroporto Dragão do Mar entre os dias 10 e 14 de janeiro. Os interessados também podem fazer curso de paraquedismo e saltar com instrutor. A aeronave Caravan sobrevoa a cidade dando a experiência de vislumbrar nossas praias de uma forma inesquecível. Prestigie mais um evento importante para os esportes radicais e o desenvolvimento econômico da cidade.

#Empreendedorismo 28/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Inaugurado o Espaço Aracati, nova vitrine para artesanato aracatiense Tipologias como macramê, bordado a mão, fios e tecidos, biscuit, arte em madeira, crochê, labirinto, areia colorida são comercializadas no novo equipamento
#Empreendedorismo 25/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA O Espaço Aracati, nova vitrine do artesanato, será inaugurado na próxima sexta, 28 O equipamento funcionará no Terminal Rodoviário e sua escolha foi pensada para dar uma maior visibilidade às obras dos artesãos aracatienses
#Empreendedorismo 05/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Aracati receberá 1º Seminário Itinerante do Varejo no Litoral Leste Sebrae e Prefeitura promovem capacitação gratuita para varejistas
#Empreendedorismo 15/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Artesãos aracatienses apresentam preview das peças que serão comercializadas na Loja do Bem Mantido pelo Instituto do Bem, a Loja do Bem, funciona no Shopping Iguatemi e comercializa milhares de itens de diversas tipologias feitas por artesãos de todo o Ceará
#Desenvolvimento 03/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Aracati sedia evento que discute desenvolvimento do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste O encontro reuniu lideranças políticas de Aracati, Jaguaruana, Fortim e Beberibe
#Emprego 01/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Prefeitura e Sine/IDT promovem Semana do Trabalhador 2023

A Semana do Trabalhador do Aracati 2023, que ocorre entre os dias 2 a 5 de maio, terá diversas ações programadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda e o SINE-IDT/CE, voltadas para celebrar o trabalho e os trabalhadores aracatienses.

Durante toda a semana, acontecem no SINE do Aracati: palestra sobre primeiro emprego, atividades de seleção para vagas de trabalho, tira dúvidas do Ceará Credi e encaminhamento para vagas do SINE. Além disso, a programação também contemplará: palestras para alunos da Escola Barão de Aracati sobre mercado de trabalho; mutirão de vagas no Supermercado Pinheiro e atendimentos no Casa do Cidadão sobre carteira de trabalho.

Confira a programação nos cards abaixo!

#Empreendedorismo 10/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA “Espaço Aracati” é apresentado a artesãos aracatienses Situado na rodoviária, o Espaço Aracati vai expor e comercializar as belezas do artesanato local
#Emprego 02/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Grupo Mateus inicia obras, expectativa é de mais de 280 empregos Empreendimento do maior grupo do ramo de supermercados do Norte e Nordeste promete mudar a realidade do bairro Vila Buiú
#Emprego 27/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Aula Inaugural do Primeiro Passo Turmas 2022/2023

A aula inaugural das turmas do programa Primeiro Passo do Governo do Estado (Linha de Ação: Jovem Aprendiz) aconteceu na tarde de sexta, 24, no Teatro Municipal Francisca Clotilde. Além da aula, também foram entregues os certificados dos bolsistas das turmas de 2021/2022.

O Jovem Aprendiz foca na inserção de jovens no mercado de trabalho, para isso eles precisam ser ex-alunos da rede pública de ensino. Durante o curso, eles têm aulas teóricas e aprendizagem prática nas empresas, o que totaliza uma carga horário de 1.280 horas na sua formação. Por meio do projeto, dezenas de jovens aracatienses já conseguiram sua entrada e permanência no mercado de trabalho.

Ao todo, 52 jovens serão beneficiados com formação nas turmas de Assistente Administrativo, Assistente de Produção e Assistente de Comércio. A previsão da formação para os selecionados é de 11 meses e além da capacitação, eles recebem remuneração das empresas nas quais foram selecionados para trabalhar.

#Desenvolvimento 02/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Lançamento Empretec: Desperte o empreendedor que existe em você

O Empretec é um seminário que identifica, estimula e desenvolve o comportamento empreendedor , promovendo dinâmicas e práticas vivenciais que ajudam os participantes a aplicar os conhecimentos adquiridos.

Venha fazer parte desse desafio!

Dia - 11/05

Horário - 18:30

Local - Teatro Francisca Clotilde - Av. Cel Alexanzito, 697 - Centro. Aracati

#Desenvolvimento 23/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Grandes eventos movimentaram positivamente as vendas no Aracati

O Turismo de Eventos movimenta não só as pessoas, mas movimenta muito o comércio aracatiense, deixando milhares de reais em renda, que é distribuída por nossa região. Segundo estimativas da Polícia Militar, o público foi de 40 mil pessoas no dia 16, 15 mil pessoas no dia 17 e 20 mil pessoas no show em Canoa Quebrada em 20 de abril.

Apenas no setor de alimentação e bebidas foram credenciados 346 postos de trabalhos entre ambulantes e barracas, sendo que cada ambulante tem seu ajudante e cada barraca são três vendedores. Além disso, dezenas de vendedores trabalharam fora da área dos shows, comercializando objetos como capas de chuva e guarda chuva, e dezenas de outras pessoas trabalharam na produção, técnica, segurança e saúde. Em suma, houveram pouquíssimos casos de atendimento médico, assim como de segurança.

#Empreendedorismo 15/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Prefeitura do Aracati: Apoio permanente aos artesãos

No dia de ontem, 14, em mais uma ação da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou-se consultoria sobre precificação de produtos ao grupo de artesãs de Majorlândia. O encontro possibilitou também a curadoria de peças que permitirá mais um oportunidade de vendas aos artesãos, garantindo mais trabalho e renda.

#Desenvolvimento 10/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Sala do Empreendedor Aracati

- Orientação para abertura, alteração e baixa do Microempreendedor Individual (MEI);

- Emissão de boletos;

- Declaração anual do MEI;

- Parcelamento de dívidas tributárias;

- Orientações sobre crédito;

- Inscrição em eventos e capacitações;

- Orientação para emissão de notas fiscais.

Atendimento de segunda a quarta (8h às 11h 30 e 13h 30 às 17h)

Rua Dragão do Mar, 171 (Ao lado da Igreja Matriz).

#Saúde 09/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Café da manhã especial na “Praia Acessível” em Majorlândia

Dando sequência as atividades do Dia da Mulher. A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, realizou, na manhã de hoje (09/03), o Café da Manhã Especial com as mulheres que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e outros serviços ofertados no CRAS, na "Praia Acessível", em Majorlândia.

Entre as participantes do encontro, estava Ana Paula, 40 anos, moradora do Campo Verde. Ela sofreu um acidente há nove anos e ficou com várias sequelas, inclusive, deficiência física, e ficou sem andar. Na ação de hoje foi a primeira vez desde o acidente, que Ana Paula teve a sensação de voltar ao mar.

Foram atendidos casos semelhantes de idosos que estavam há mais de três anos sem ir à praia e principalmente, sem o banho relaxante do mar. O Projeto da Praia Acessível, é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará e do Governo Municipal de Aracati, voltado para proporcionar inclusão social e bem estar às pessoas com mobilidade reduzida, de forma segura e com todo tratamento digno e acolhedor.

#Desenvolvimento 18/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA LANÇAMENTO DO EDITAL DO "MOVIMENTO DE APOIO AOS EMPREENDEDORES DO ARACATI"

A Prefeitura do Aracati em parceria com o SEBRAE/CE lança o edital para seleção de empresas e empreendedores atuantes no município de Aracati/CE, para participação na ação "Movimento de Apoio aos Empreendedores do Aracati", referente ao eixo de gestão das empresas durante a pandemia, a ser executado no município do Aracati com ações voltadas à recuperação da atividade econômica dos pequenos negócios.

A proposta visa agregar instituições públicas, privadas, associações, ONGs, produtores rurais e outras entidades que busquem amparar o empresário de pequeno negócio, sendo as ações do movimento organizadas em três eixos:

1) Eixo de Gestão das Empresas durante a Pandemia: que visa a realização de ações para mentoria e qualificação dos pequenos negócios ao cenário e contexto vivido e causado pelo isolamento social e medidas restritivas, visando a revitalização da saúde financeira e a manutenção da qualidade do atendimento das empresas;

2) Eixo de estímulo a comercialização local: proposto para promover iniciativas para valorização da produção e dos pequenos negócios locais, ao conscientizar a população a dar preferência aos empreendedores locais e assim aquecer a economia;

3) Eixo de Articulação para acesso a crédito: onde serão realizadas ações voltadas a orientar aos empresários de maneira prática e didática sobre as linhas de crédito disponíveis e o passo-a-passo para obtenção do recurso.

<a href="https://www.aracati.ce.gov.br/arquivos/1420/EDITAIS_ARACATI%20EMPREENDEDOR_2021_0000001.pdf">Confira edital no link. </a>

As inscrições são realizadas por meio de formulário digital disponível no link <a href="http://empreender.aracati.ce.gov.br/">empreender.aracati.ce.gov.br </a> até o dia 30 de junho de 2021.

#Emprego 28/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA CADASTRO PARA AUXÍLIO FINANCEIRO AOS PROFISSIONAIS DE BARES E RESTAURANTES

O Governo do Estado inicia, nesta segunda-feira (29), o cadastramento de profissionais, desempregados, do setor de bares, restaurantes e alimentação fora do lar para receber o auxílio financeiro. A medida é um importante apoio para o setor e objetiva amenizar os prejuízos causados pela pandemia da Covid-19.

Com a ação, o Governo do Ceará pretende beneficiar cerca de 10 mil profissionais, com auxílio financeiro de R$ 1.000,00 pago em duas parcelas de R$ 500.

Você que é desta área pode fazer o seu cadastramento de 29 de março até 8 de abril pelo site <a href="https://cadastroauxilio.setur.ce.gov.br/">https://cadastroauxilio.setur.ce.gov.br</a>.

O requisito obrigatório para cadastro é ser trabalhador recentemente desempregado, com última atuação registrada em estabelecimento do setor, exemplos: restaurantes, bares, estabelecimentos especializados em servir bebidas, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, serviços ambulantes de alimentação, fornecimento de alimentos preparados para empresas, alimentação para eventos e recepções, bufê, cantinas, serviços de alimentação privativos.

Não perca esta oportunidade!

#Empreendedorismo 09/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Prefeitura do Aracati e Projeto São José IV

As Secretarias de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, realizaram durante a primeira semana do mês de março, reuniões virtuais com os representantes das Organizações Comunitárias para a elaboração das propostas de Manifestação de Interesse - MI, junto ao Projeto São José IV.

Desde o lançamento do EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2021 - SELEÇÃO DE SUBPROJETOS DE FORTALECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES PARA O MERCADO, a Prefeitura do Aracati vem por meio das secretarias citadas, intermediando diálogos comunitários e auxiliando as organizações, no intuito de garantir o maior número de Manifestação de Interesse possível na linha de projetos produtivos do São José IV, alargando assim, a possibilidade de melhorias nas atividades da Agricultura Familiar na zona rural deste município. As Organizações da Agricultura Familiar que forem selecionadas, receberão suporte do Projeto para aumentar a sua capacidade de produção, gestão e organização para o mercado.

As Organizações - Associações e/ou Cooperativas - que tenham interesse em participar ou obter mais informações sobre o Projeto São José IV, podem procurar a Secretaria de desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, ou Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, localizadas na Avenida Dragão do Mar, nº 171 - ao lado do INSS.

#Empreendedorismo 08/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA PROGRAMA ARACATI COM MÁSCARA
#Emprego 10/12/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Inauguração da Unidade da WEG em Aracati O prefeito Bismarck Maia e vereadores visitaram, na manhã de ontem (09/12), a Nova Unidade da WEG, empresa multinacional do ramo de equipamento elétricos, geração e distribuição de energias. A WEG inicia os trabalhos com uma área de 900 m² e tem a função de ser um polo de serviços em manutenção de equipamentos usados em energias renováveis (eólica e solar) com atuação no Nordeste.

O prefeito Bismarck Maia lembrou do potencial que a cidade tem para energia eólica e solar, inclusive revelando que já tem estudo para a utilização dessas energias renováveis no Aracati. A parceria entre a WEG e o Aracati trará benefícios para todo o Nordeste e segundo os representantes da empresa, a cidade foi escolhida como sede do Polo de Serviços por sua localização e pelo programa de benefícios fiscais da prefeitura.
#Emprego 31/07/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Processo Seletivo com 96 vagas para atuar no Polo de Moda A Prefeitura Municipal do Aracati abriu inscrições para os cursos de qualificação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda voltados para capacitação de profissionais para trabalhar nas Oficinas de Costura do Aracati e fomentar o Programa de Desenvolvimento do Polo de Moda.

As inscrições são gratuitas e os documentos necessários são:

a) Ficha Técnica de Inscrição (ANEXO II) e comprovação em manuseio em máquinas de costura industrial ou sem-industrial;
b) Termo de Compromisso de Trabalho (ANEXO III);
c) Cópia do comprovante de residência;
d) Cópia do comprovante de escolaridade;
e) Apresentar os documentos originais no ato da inscrição, a saber: Identidade e CPF.

Os interessados deverão comparecer na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda - SDETR, situada na Rua Coronel Alexanzito, 1272 - Farias Brito - Aracati - Ceará, no período de 5 a 9 de agosto de 2019, das 8h às 11h30 e de 13h30 às 17h30.
#Empreendedorismo 22/11/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Festival de Gastronomia e Cultura movimenta a economia local e supera as expectativas O 2º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, realizado entre os dias 15 a 17 de novembro na tradicional Rua Grande desta cidade do litoral leste do Ceará, distante 140 km de Fortaleza, foi um sucesso. A região, que possui vocação para o turismo, mostrou toda a sua afinidade para o desenvolvimento econômico e geração de renda. O evento, realizado pela Prefeitura do Aracati, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), movimentou a economia local dos setores da gastronomia, artesanato e da agricultura familiar, gerando renda, vendas diretas e prospecção de novos clientes. O volume total de negócios gerado em todos os setores, somente no âmbito do espaço do Festival, durante os três dias de evento, foi na ordem de R$ 172.194 reais.

No setor gastronômico participaram 32 Stands/Empresas, gerando uma média de R$ 4.224,59 reais por expositor durante os três dias de evento, resultando o total de R$ 135.187,00 reais de vendas diretas na Arena Gastronômica.

Nos stands de artesanato participaram 12 grupos, gerando uma renda de R$ 496,92 reais por artesão durante os três dias de festival, resultando em um total de R$ 5.963 reais de vendas diretas. Outro ponto forte do festival, foram as prospecções, isto é, as encomendas de produtos artesanais geradas, que totalizaram R$ 27.544 reais.

Já no setor da Agricultura Familiar, os quatro produtores participantes faturaram uma média de R$ 875 reais por stand, totalizando o valor de R$ 3.500 reais de vendas diretas no setor durante os três dias de evento.



Público elevado



Além do aumento do movimento econômico e da renda gerada durante o evento, o II Festival superou as expectativas de público, desde o número de expositores interessados em participar do evento, até mesmo o número de visitantes presentes, estimado em seis mil nos três dias de evento. “Destacamos o elevado número de atrações culturais e chefs de cozinha que contribuíram para uma saborosa experiência gastronômica. Os negócios gerados aqueceram a economia do município, movimentando a rede hoteleira, além do aumento do fluxo de clientes no comércio em geral”, relatou Ana Carla Luna, articuladora do Sebrae.

Para a Secretária de Turismo e Cultura, Denise Pontes, os resultados vão muito além das vendas realizadas durante o Festival e incluem diversos setores do município: “Tivemos um resultado considerável em três dias, sem contar com a movimentação que tivemos em pousadas, hotéis, transportes e restaurantes que atenderam o público durante o dia, ou seja, o volume engloba muito mais do que esses resultados”, ressaltou Denise Pontes, Secretária de Turismo e Cultura.


Estudo sobre o impacto econômico

Em parceria com a Faculdade do Vale do Jaguaribe a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, desenvolveu um estudo para medir o impacto econômico gerado pelo 2º festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, o qual observou-se um aumento crescente nas vendas dos expositores em três dias de evento, movimentando um montante considerável, onde somente seria possível em três meses de vendas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda mensurou o impacto econômico direto do evento como satisfatório, gerando renda e mídia espontânea para o município, havendo um retorno considerável a curto e médio prazo como impacto indireto.
#Empreendedorismo 17/11/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Encontro de Negócios Comércio Brasil Litoral Leste é realizado em Aracati A Prefeitura do Aracati, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou na manhã deste sábado (17), na praça de alimentação do Pinheiro Supermercados de Aracati, o Encontro de Negócios do Comércio Brasil Litoral Leste. O evento reuniu empresas compradoras e fornecedoras nas áreas de alimentos, bebidas, saneantes, móveis e lacticínios do Vale Jaguaribe, Cariri e Litoral Leste.

O encontro, que ocorre no momento em que a cidade executa o seu II Festival de Gastronomia e Cultura, aconteceu em forma de rodada de negócios, com o objetivo de identificar novas oportunidades de mercado e disponibilizar mecanismos de expansão, aproximando comercialmente as empresas participantes. "O contato direto entre fornecedores e potenciais compradores é um instrumento dinâmico que, além da comercialização, estimula a realização de parcerias", explica Ana Carla Luna, articuladora do Sebrae na Região Litoral Leste.

Márcio José, proprietário da Blim Plex, empresa de produtos de limpeza, do Aracati, participou do evento e considera o momento importante para a geração de negócios. "Essa ocasião é essencial para estreitar o relacionamento com os comerciantes e empresários locais para possíveis parcerias", afirma o empresário.

Para Carolina Sciotti, proprietária da empresa de castanhas de caju, Matury, essa abertura de portas que está sendo proporcionada nesse evento é muito importante para tornar a marca mais conhecida na região. "A nossa empresa tem base na cidade de Icapuí, porém o nosso público atual está na cidade de São Paulo e existe uma logística muito complexa nesse envio, por isso estamos participando desse encontro de negócios, para fortalecer a nossa marca na região", esclarece.

Saiba mais:
A Rede Nacional Comércio Brasil foi criada em 2005 pelo Sebrae com o objetivo de aproximar micro e pequenas empresas de compradores nacionais e regionais, promovendo o acesso a mercados de forma sustentável, por meio de um grupo interestadual de consultores, chamados de Agentes de Mercado, que viabilizam oportunidades de negócio.

O Sebrae identifica empresas com maturidade para fazerem parte do Comércio Brasil e que, após diagnóstico, passam a contar com auxílio da Rede Nacional Comércio Brasil na busca por compradores dentro e/ou fora do estado. Além de identificar novas oportunidades de mercado para as micro e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae, o projeto também visa ser uma base de fornecedores nacionais, qualificada e relevante para compradores atendidos pelo Sebrae ou não.

Fonte: Agência de Notícia do Sebrae-Ce
#Empreendedorismo 16/11/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA 1º Seminário de Inovação para o Comércio é realizado com palestras gratuitas A Prefeitura do Aracati, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Serviço Social do Comércio (SESC) e Studio 4 Arquitetura, realizou na tarde desta sexta-feira, 16 de novembro, no Cine Teatro Francisca Clotilde, o 1º Seminário de Inovação para o comércio do município.

O evento, que ocorre no momento em que a cidade executa o seu II Festival de Gastronomia e Cultura, teve como objetivo promover um espaço de aprendizado e renovação para os empresários do setor de comércio e serviços da região litoral leste, em especial do município de Aracati.

A recepção aos participantes começou com a intervenção teatral “Rio das Onças”, produzida pelo grupo Coletivo Desfibrilador, de Aracati. Unir ideias, discutir o atual cenário econômico e o uso da tecnologia para provocar novas oportunidades a pequenas e médias empresas, foram alguns dos assuntos abordados durantes as quatro palestras gratuitas, que foram realizadas por analistas e articuladores do Sebrae.

De acordo com Felipe Cruz de Melo, analista do Sebrae, a proposta é tanto festiva quanto didática: “ O momento é utilizado para comemorar o dia do comerciário ao mesmo tempo em que é possível fornecer-lhes ferramentas úteis de inovação para se destacar no mercado consumidor e vivenciar a transformação digital na prática”, afirma.
#Empreendedorismo 06/11/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para os Expositores do II Festival de Gastronomia do Aracati Faltam poucos dias para a abertura do II Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati e os preparativos estão a todo vapor. E para capacitar e qualificar os profissionais do ramo alimentício que irão expor seus produtos, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) começou nesta terça-feira, dia 06, o Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. A iniciativa prossegue até o dia nove de novembro, no auditório do Sebrae.

A capacitação aborda a Resolução 216 da Anvisa, que é o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, com o objetivo de aperfeiçoamento constante das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando sempre a proteção à saúde da população. "O curso é voltado para quem trabalha em restaurantes, bares, padarias, pizzarias e serviços de alimentação em geral, focando na higiene da edificação, dos utensílios utilizados, cuidados na manipulação dos alimentos e vestimentas adequadas durante a produção. Como estamos bem próximos do início do Festival de Gastronomia, as aulas são de extrema importância para a preparação destes profissionais", destacou Jessica Sousa, instrutora do Senac.

"Estou aprendendo muito neste curso, pois ele ensina na linguagem do povo o passo a passo de como devemos preparar e conservar de maneira limpa e segura os alimentos", comentou Mário Mayk, manipulador de alimentos.

Para a chefe de cozinha, Anette Libertini, o curso agrega muitos conhecimentos, não somente para o Festival Gastronômico, mas também para o dia a dia dos empreendedores: "Oferecemos sempre o que há de melhor para nossos clientes e com o curso podemos nos aprimorar e conhecer novas técnicas de conservação de alimentos", concluiu.
#Empreendedorismo 10/09/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Aracati promoveu o 15º Ceará Mel A Prefeitura do Aracati por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos; juntamente com a Federação de Apicultores do Ceará (FECAP) e o Sebrae realizaram neste sábado (08), o 15 º Ceará Mel - Seminário sobre Abelhas.

Estiveram presentes no encontro Chico Rocha, representante da UNAMEL e FECAP; o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Antônio Kaminsky; o articulador do Sebrae, Paulo Jorge, além de apicultores das localidades de Barreira dos Vianas, Aroeira Vilany, Quinderé, Cajueiro, Tanque Salgado, Venâncio, Outeiro, Assentamento João Paulo II e das cidades de Baraúna, Ponta Grossa, Jaguaruana e Itaiçaba.

O encontro teve como propósito a troca de informações entre produtores, o incentivo da produção do mel na região, investimentos em linhas de créditos, bem como a consultoria especializada do Sebrae.

A programação contou com palestras de produtores da atividade apícola, como Assis Beberibe, apicultor da região de Beberibe; Chico Rocha, produtor de Aracati; Joáz Ferreira da Silva, apicultor do estado do Rio Grande do Norte e Elder Arraes, empresário e fabricante de equipamentos para apicultura.

O município do Aracati conta com cerca de 130 apicultores, na maioria dos casos, produtores da agricultura familiar. A apicultura na região gera trabalho e ocupação para muitas famílias de baixa renda da zona rural do município.
#Empreendedorismo 06/09/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Aracati participa da 15º edição do Ceará Mel A Prefeitura do Aracati por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos juntamente com a Federação de Apicultores do Ceará (FECAP) e o Sebrae realizam o 15º Ceará Mel - Seminário Cearense sobre Abelhas. O evento acontece neste sábado, dia oito de setembro, a partir das 7h, no auditório da Escola Darcy Ribeiro.

O seminário tem como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos sobre a produção de mel e comercialização, bem como o fortalecimento da apicultura local através de trocas de experiências entre os produtores participantes do evento.

Para Chico Rocha, um dos produtores participantes, o seminário será um momento de renascimento da cultura do mel no município: "A Apicultura é uma atividade nobre e este evento, irá trazer uma maior aproximação entre os produtores, onde serão abordados assuntos relacionados à tecnologia, novos modelos de produção, mercado interno e externo e a atividade comercial do mel. Será um momento de articular, mostrar depoimentos de produtores da região e apresentar a agenda regional para o Dia de Campo", ressaltou.

Além de produtores locais, sete federações nordestinas participarão do 15º Ceará Mel: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Sergipe, Alagoas e Bahia, além de caravanas da Serra do Mel, Mossoró, Maraúna, Jaguaruana, Palhano, Itaiçaba, Beberibe, Fortim e Icapuí.

O município do Aracati possui cerca de 130 produtores que desenvolvem a polinização e produção de mel com destaque para as localidades de Aroeiras, Barreira dos Vianas, Mata Fresca, Cacimba Funda e Cajazeiras. "Esperamos que o seminário venha contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da produção de mel em nosso município", concluiu Chico Rocha.


#Empreendedorismo 31/07/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Prefeitura e Sebrae promovem Bate Papo Empreendedor no Mercado Municipal A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, convida todos os permissionários do Mercado Municipal Vicente Monteiro a participarem do Bate Papo Empreendedor, que acontece nesta quinta-feira (02), às 15h, na praça de alimentação. O evento conta com a parceria do Sebrae e da Vigilância Sanitária.

O encontro irá abordar assuntos relacionados à formalização do microempreendedor individual (MEI), microcrédito, tributos, boas práticas em manipulação de alimentos, primeiros socorros, obrigações tributárias, alvarás, serviços contábeis e acesso ao crédito. O Bate Papo Empreendedor será um momento para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de formalização, um momento para trabalhar a capacitação e boas práticas dos empreendedores do mercado.

"O Bate Papo tem como finalidade mostrar aos permissionários que eles estão trabalhando em um equipamento de grande importância na cidade. O permissionário, para atrair mais clientes e turistas para o seu negócio, precisa apresentar seus produtos e seus serviços da melhor forma possível, vamos trabalhar a questão da higiene na manipulação de alimentos e a questão de como ele pode administrar melhor seu negócio", informa Fernando Costa, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

O Mercado Municipal, um dos mais tradicionais prédios públicos do Aracati, é um equipamento comercial muito frequentado pelos moradores, pois além de ter produtos com preços mais acessíveis, está localizado no centro da cidade. Aberto todos os dias da semana, o mercado possui uma variedade de frutas, verduras, cereais, alimentos, ferragens, roupas, eletrônicos e produtos para o lar. O local também é visitado diariamente por muitos turistas, já que faz parte do patrimônio histórico do município.

www.aracati.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 11:18:30