CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Esporte 19/04/2024 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Aracati chega a marca de 45 areninhas com a inauguração das areninhas de Majorlândia, Quixaba e Cajueiro

O Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura do Aracati realizaram a cerimônia oficial de inauguração de mais três areninhas para o município. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 18, na praia de Majorlândia e contou com a presença do Secretário de Esporte do Estado, Rogério Pinheiro e representando o Governador Elmano de Freitas, o Assessor Especial de Assuntos Municipais, Artur Bruno.

Os novos equipamentos representam mais uma conquista importante para as comunidades, pois as areninhas serão fundamentais para proporcionar mais lazer e interação aos moradores, além do incentivo a prática de esporte entre os jovens. Eles seguem o padrão Areninha do Tipo II do Estado e contam com grama sintética, vestiário e são construídas numa área de 988 m².

"A Areninha é um equipamento para o esporte e serve para todas as idades. Ela também é um equipamento de segurança pública, quando as crianças praticam esporte num lugar seguro, além de estimular o empreendedorismo local", afirmou o Assessor Especial Artur Bruno.

#Esporte 03/04/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Abertura dos Jogos Escolares do Ceará - Etapa Municipal 2024

Centenas de atletas de 36 escolas do Aracati participaram nesta terça-feira, 2, da abertura oficial dos Jogos Escolares do Ceará - Etapa Municipal. Os alunos desfilaram pela cidade até o Ginásio Municipal Senador Carlos Jereissati, onde aconteceu a cerimônia de abertura com juramento dos atletas, tocha olímpica e apresentação cultural.

Os locais das disputadas são Escola Beni Carvalho, Colégio Municipal, Escola Francisco Sabóia Barbosa, Cras Lourdes e o "Majestoso" (nosso Ginásio Municipal). A Prefeitura do Aracati acredita que o Esporte muda vidas e investe continuamente em locais e estrutura adequadas para a prática esportiva. O que vem formando uma nova geração de grandes atletas aracatienses.

Os mais de mil atletas competem, durante toda a semana, buscando ressaltar o espírito esportivo, companheirismo, fair play e o trabalho em equipe. Parabéns a todos os participantes a boa sorte nas competições que definirão os representantes do Aracati na próxima etapa dos Jogos.

#Esporte 27/07/2023 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Escolinha de Triathlon Infantil do Aracati receberá 50 bicicletas infantis novas Aracati tem oito triatletas classificados para o Campeonato Nacional, em outubro
#Esporte 24/07/2023 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Aracati se destaca no Campeonato Cearense de Triathlon com dobradinha de campeões na categoria 9 anos Nossos triatletas já garantiram oito vagas para o Campeonato Nacional, em Brasília
#Esporte 02/06/2023 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Aracati entra em quadra pelo Campeonato Cearense de Futsal Sub 15 e 17 no próximo domingo Os jogos iniciam às 10h com entrada franca no Ginásio Senador Carlos Jereissati
#Esporte 19/05/2023 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER 24 equipes de Campeonato de Peladeiros 2023 recebem uniformes A competição está marcada para iniciar na próxima quarta-feira, 24 de maio
#Esporte 27/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Abertura dos Jogos Escolares do Ceará Etapa Aracati 28 escolas participam das disputas em cinco polos esportivos
#Esporte 25/01/2023 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Força & Ação retorna a Aracati para show de acrobacias em motocicletas

A equipe Força & Ação, conhecida como a maior do país em shows de acrobacias em motocicletas, retorna, pela terceira vez, a Aracati na próxima sexta-feira, 27, a partir das 19h. O evento é uma realização da concessionária Nova Onda, com apoio da Prefeitura do Aracati, e acontecerá em frente ao Ginásio Municipal Senador Carlos Jereissati.

A equipe, composta por diversos pilotos experientes, é comandada pelo Fabio Rolim (Dentinho) e conta com David Silva, Caio Pulhas, Stanley Mico, Guilherme de Lima (Gui) e Delvechio Lagarto na locução. As apresentações terão diversas manobras com motos de até 1.000 cilindrados, além de motocross, trial e quadriciclo. Além disso, o evento contará com estandes com lançamentos de motos e acessórios e de sorteio para os participantes.

A Prefeitura do Aracati entrará com toda a estrutura de segurança, equipe médica e organização do espaço das apresentações.

Serviço

Força & Ação - Manobras Radicais

Dia: sexta-feira, 27 de janeiro

Hora: 19h

Local: Em frente ao Ginásio Municipal Senador Carlos Jereissati (Rua Cel. Pompeu, 1838)

#Esporte 25/01/2023 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Aracati sedia as finais do Brazil Master Cup Verão, o maior torneio de handebol master do país Mais de 300 atletas, distribuídos em 23 equipes, participaram da competição que foi sediada pela primeira vez no município
#Esporte 19/01/2023 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Aracati sediará Brazil Master Cup Verão - o maior torneio de handebol master do país Durante três dias, mais de 300 atletas disputarão em quatro categorias masculinas e três femininas
#Esporte 18/10/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER 2ª Edição do BikeDay reúne mais de 300 ciclistas

A Segunda Edição do BikeDay Aracati reuniu mais de 300 atletas do Ceará para as disputas em 19 categorias de ciclismo, incluindo amadores, profissionais e duplas. A prova de mountain bike teve apoio da Prefeitura do Aracati com largada promocional e chegada no Ginásio Municipal Senador Carlos Jereissati no domingo, 16, e com a largada oficial saindo do Pedregal com o percurso seguindo até Pedra Redonda, Cabreiro, Córrego dos Macacos, Lagoa das Caraúbas e Santa Tereza pelas estradas vicinais do município.

#Esporte 21/09/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Aracati é Pentacampeão dos Jogos do Vale do Jaguaribe

O Aracati mais uma vez se destaca nos Jogos do Vale do Jaguaribe e consegue o pentacampeonato da competição. O título foi conquistado já antecipadamente, pois as competições de atletismo ainda ocorrerão. Além disso, pela terceira vez seguida, a cidade foi sede dos Jogos do Vale do Jaguaribe devido a capacidade do município em receber competições de grande porte esportivo e dar a melhor estrutura para os jogos com quadras, ginásios, campos e demais estruturas necessárias.

Nossos atletas foram campeões no Xadrez Masculino, Futevôlei, Vôlei 4x4 Misto, Vôlei de Praia Masculino, Basquete 3x3 Masculino, Vôlei Masculino, Basquete Masculino, Handebol Feminino.

Nesta 10ª edição dos novos Jogos do Vale do Jaguaribe, reuniram-se 17 municípios representados por mais de 2 mil atletas em competições de Futsal, Basquete, Handebol, Voleibol, Vôlei de Areia (duplas), Vôlei de Areia Misto (quarteto), Futevôlei, Futebol de Campo, Badminton, Karatê, Natação, Xadrez, Tênis de Mesa e Basquete 3x3.

Parabéns a todos os atletas por mais uma grande festa do esporte da nossa região e confira um pouco do que rolou nas mais diversas competições.

#Esporte 16/09/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Aracati é novamente sede dos Jogos do Vale do Jaguaribe

Os Jogos do Vale do Jaguaribe iniciam nesta sexta-feira, 16, com atletas de 15 modalidades esportivas que representam 17 municípios da região. Esta é a terceira edição seguida sediada em Aracati, com apoio da Prefeitura Municipal.

Os jogos acontecem do dia 16 a 18 de setembro, com abertura no Ginásio Municipal Senador Carlos Jereissati, às 20 h.

Nesta edição, a 10ª desde a retomada em 2011, serão mais de 2 mil atletas, com até 21 anos de idade, disputando nas modalidades: Futsal, Basquete, Handebol, Voleibol, Vôlei de Areia (duplas), Vôlei de Areia Misto (quarteto), Futevôlei, Futebol de Campo (apenas masculino), Badminton, Karatê, Natação, Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa e Basquete 3x3.

As partidas serão disputadas nos diversos espaços esportivos públicos do Aracati: Ginásio Municipal, CRAS Lourdes, Centro Vida, Escola Francisco Sabóia Barbosa, além do Ginásio das Salesianas.

Os municípios participantes da edição 2022 dos jogos serão: Aracati, Icapuí, Fortim, Quixeré, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Russas, Jaguaruana, Pereiro, Orós, Jaguaretama, Palhano, Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaribara e Itaiçaba.

A escolha do município pela terceira vez consecutiva como sede dos Jogos do Vale do Jaguaribe demonstra a capacidade das instalações físicas e organizacionais do Aracati e sua liderança na área esportiva da região.

Desde 2017, a Prefeitura do Aracati tem feito uma série de ações para incentivar o esporte, como a conclusão de 26 areninhas, novas praças com quadras, reforma do ginásio e do estádio municipais e o <a href="https://aracati.ce.gov.br/informa.php?id=640">Centro Vida</a>.

Serviço

Abertura dos Jogos do Vale do Jaguaribe 2022

Dia: 16/09 (Sexta-Feira)

Horário: 20h

Local: Ginásio Municipal Senador Carlos Jereissati

#Esporte 27/08/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Crianças do Triathlon aracatiense participam de provas treino no Colégio Municipal

As 50 crianças que integram o projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões Núcleo Aracati participaram na última quinta-feira, 26, de um festival de provas de treino com a presença do triatleta olímpico Juraci Moreira, padrinho e gestor do projeto. As atividades aconteceram na Escola Onélio Porto, local onde acontecem os treinos de rotina e eles se revezaram nas provas de natação, ciclismo e corrida.

No Aracati, o projeto teve início em abril de 2022 e somos o quinto núcleo do Ceará. A Escolinha de Triathlon é um projeto com execução da Federação de Triathlon do Estado Ceará e apoio da Prefeitura do Aracati. Ao todo, 50 crianças matriculadas na rede pública municipal participam, sendo que 25 treinam pela manhã e 25 à tarde. Os triatletas mirins recebem total incentivo como equipamentos e suporte para treinos.

O experiente Juraci Moreira explica: "no Aracati as crianças têm um dos melhores suportes para treino, com piscina semi-olímpica, amplo espaço, ginásio coberto e professores dedicados. Fico muito feliz quando volto, vejo a evolução das crianças. Investir em esporte traz ganhos para segurança, saúde, educação, tudo isso são ganhos sociais que o esporte proporciona".

#Esporte 11/08/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Centro Vida vai promover inclusão social por meio da cultura e do esporte

Complexo conta com vários equipamentos esportivos e espaços de aprendizado; programação será gratuita e voltada para todos os moradores de Aracati

O Centro Vida, um complexo dedicado à inclusão social por meio da prática esportiva e do desenvolvimento de diferentes linguagens artísticas, será inaugurado em Aracati nesta sexta-feira, 12, às 18h, pelo prefeito Bismarck Maia. Ofertando inicialmente 1.453 vagas distribuídas em 50 atividades, o equipamento é o maior do gênero na região do Vale do Jaguaribe e terá inovações como as duas primeiras quadras de tênis públicas do Ceará. Além disso, é o marco da recuperação urbanística de uma das áreas mais degradadas do município, o bairro Maloca.

Ao todo, são quase 12 mil m² de área total, entre areninha, quadra poliesportiva coberta, quadra de basquete 3x3, skate park, anfiteatro, playground, academia, bosque, quadras de tênis em saibro e vestiários feminino e masculino; além de prédio principal para atividades pedagógicas, com recepção, sala de informática, sala de dança/teatro, sala de artes/música, banheiros, salas de direção e supervisão, almoxarifado e cantina.

O acesso aos equipamentos esportivos e aos cursos e oficinas será totalmente gratuito, mediante cadastro. Todas as atividades serão desenvolvidas com recursos e equipamentos próprios, já adquiridos pela Prefeitura do Aracati, que serão devolvidos pelos usuários ao fim de cada atividade. A programação terá opções para todas as faixas etárias e deve atender moradores de todas as comunidades do município. Será "um grandioso equipamento de inclusão social pela cultura, educação, esporte e lazer", resume o prefeito Bismarck, idealizador do complexo.

A ideia do Centro Vida nasceu da necessidade de ampliar o processo de transformação social observado nos arredores das 40 areninhas de Aracati, e de oferecer um projeto de inclusão que atenda toda a cidade. Assim, foi escolhida a região da Maloca, antes a mais conflituosa e carente de serviços públicos.

O processo de transformação da região começou antes da conclusão do complexo, com melhorias como drenagem, novos acessos, pavimentação e iluminação em LED. Também foi dada preferência a moradores da região para o quadro de colaboradores.

Durante o evento de abertura, a recepção funcionará para que os interessados efetuem cadastro e haverá jogos de futsal masculino e feminino e de basquete. O uso das pistas de skate estará liberado. Também haverá contação de histórias para as crianças no anfiteatro e apresentação da Banda Municipal Jacques Klein.

SERVIÇO

Inauguração do Centro Vida

Data: 12/08/2022

Horário: 18h

Local: Rua dos Franceses, sem número - Maloca

#Esporte 09/08/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Aracati recebe mais dez equipamentos de Futmesa e já soma 18 locais para o esporte

A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretária de Esporte e Lazer, está realizando a entrega de mais dez novas mesas de Teqball para diversas comunidades do Município. O Teqball, conhecido popularmente como Futmesa, é uma modalidade esportiva criada em 2014 na Hungria. O esporte, que é uma mistura de Futebol com Tênis de Mesa, vem crescendo muito na cidade, desde 2021, quando as primeiras oito mesas foram entregues no Largo da Matriz, Canoa Quebrada (duas), Praça da 02 de Novembro, Majorlândia, Praça da Gruta, Vila Rafael, Areninha do Pedregal.

Novas mesas foram entregues na terça, 08, nas comunidades da Cohab, Pedregal, Barreira dos Vianas, Outeiro, Santa Tereza e no Polo de Lazer do Farias Brito (antigo SESI) e mais quatro irão para o Cumbe, Campo São Francisco, Cabreiro e Ginásio Municipal.

O Aracati conta, cada vez mais, com opções de lazer para todos e a nova modalidade esportiva é apenas mais uma novidade que veio para ficar, incentivando todos a prática de uma atividade física divertida e fácil de aprender. O Futmesa está disponível para quem quiser praticar em praças, areninhas, praias e comunidades.

#Esporte 16/07/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Equipes do Handbal aracatiense participam de acampamento de aprendizado com ex-técnico da Seleção Brasileira

Atletas das categorias júnior, cadete, juvenil e adulto do Handebol do Aracati participaram, no Ginásio Municipal Senador Carlos Jereissati, ontem, 14, de um acampamento de aprendizado com o treinador Washington Nunes.

A atividade consiste numa clínica de desenvolvimento de alto rendimento para as categorias de base da modalidade, nela, eles aprendem se divertindo com atividades ligadas a modalidade.

O treinador Washington foi auxiliar técnico da equipe brasileira masculina de handbol nas olimpíadas de Atlanta/96, Pequim/08, Rio/16. Ele também treinou a seleção brasileira masculina nos Jogos Sul-americanos Cochabamba/18, Jogos Pan-americanos Lima/19, mundiais Tunísia/05, Croácia/09, França 17, Alemanha-Dinamarca/19 (no qual o país teve melhor resultado em mundiais, 9º lugar) e ele foi considerado o único treinador não europeu a ficar no "Top Ten" mundial.

A ação é mais uma que vem fortalecer o esporte da cidade dando oportunidade a muitas crianças, adolescentes e jovens ingressarem em atividades esportivas e colherem frutos para si e para o município. Afinal, o Aracati vive novos ventos em diversas áreas e o esporte é uma delas.

#Esporte 20/06/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Equipe do Mont Castelo é Campeã Aracatiense de Futebol 2022

No último jogo do Campeonato Aracatiense de Futebol 2022, a equipe do Mont Castelo Sporting Club venceu a USEC Canoa e sagrou-se campeã. Com grande público na torcida, o jogo marcou a volta triunfal dos grandes torneios, após 11 anos de espera.

O Estádio Coronel Virgílio Távora (Cancha), após reforma conhecido como Arena VT, há muito não recebia uma disputa tão acirrada e que movimentasse tantos aracatienses. O estádio ficou lotado no domingo, 19, para a segunda partida da final do Campeonato Aracatiense de Futebol 2022. No primeiro jogo, o placar havia sido Mont Castelo 2×1 USEC Canoa.

Já na última disputa o Mont Castelo manteve a superioridade vencendo por 1X0. No final, ficou o gosto de quero mais para todos os participantes e a certeza de que muitos momentos especiais ainda serão vividos na Arena VT por atletas e torcedores.

#Esporte 04/05/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Jogo Show com Falcão

A magia do futsal está de volta. O Jogo Show com as estrelas chega para fazer o resgate do futebol arte, onde o drible, vale gol. Falcão, Adonias e Diego já estão escalados para esse jogo. Venha você também participar deste grande show.

Se liga na programação!

- 07/05 (Sábado)

- 18h Portões Abertos

- 20h Show de Habilidades

- 20h30 Início do Jogo Show

-Ginásio Senador Carlos Jereissati

- OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

- Obrigatória a apresentação do passaporte de vacina;

- Para segurança de todos, é proibida a entrada de coolers, bebidas e comidas;

- Número de pessoas limitado a 3800.

#Esporte 23/03/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Entrega de Material Esportivo para as equipes participantes do Campeonato Aracatiense de Futebol 2022

Na noite da última sexta (18/03), aconteceu, no Teatro Francisca Clotilde, a cerimônia de entrega de material esportivo para os times que participarão do Campeonato Aracatiense de Futebol 2022. As 12 equipes receberam 12 conjuntos de Uniformes Esportivos (um para cada equipe) contendo cada conjunto: 22 camisas, 22 calções, 22 meiões e 01 bola. O Campeonato Aracatiense de Futebol 2022 está previsto para iniciar no domingo (03/04) na Arena VT com entrada gratuita para todos.

É o momento da retomada do esporte no Aracati e a bola vai rolar para as equipes do Navegantes, Tabajara, 02 de Novembro, Farias Brito, Estrela do Mar, José de Alencar, Santa Tereza, Juventus, Mont Castelo, Flamengo Aracati, Palmeiras do Baixio, União Social Esportiva Canoense - USEC. Após a pandemia, a expectativa e empolgação para a volta dos jogos na Arena VT é grande. Afinal, é a volta de uma das grandes tradições para o povo aracatiense.

#Esporte 17/03/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Entrega de Material Esportivo para as equipes participantes do Campeonato Aracatiense de Futebol 2022

Equipes participantes:

• NAVEGANTES

• TABAJARA

• 02 DE NOVEMBRO

• FARIAS BRITO

• ESTRELA DO MAR

• JOSÉ DE ALENCAR

• SANTA TEREZA

• JUVENTUS

• MONT CASTELO

• FLAMENGO ARACATI

• PALMEIRAS DO BAIXIO

• UNIÃO SOCIAL ESPORTIVA CANOENSE - USEC

Local: Teatro Francisca Clotilde

Dia: Sexta-feira (18/03)

Horário: 18h

#Esporte 16/03/2022 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER ABERTURA DE INSCRIÇÕES - Escolinha de Triathlon

Venha nadar, pedalar e correr com a gente.

Dia 17/03 (amanhã) de 8 às 10h e 15 às 17h estarão acontecendo as inscrições para jovens de 8 a 17 anos de idade na Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Aracati.

- Vagas 100% gratuitas

Local do projeto: Colégio Municipal

#Esporte 11/02/2022 FUNDO MUNICIPAL DO ESPORTE CAMPEONATO CEARENSE DE SPRINT TRIATHLON I ACONTECE EM ARACATI COM PARTICIPANTES DE TODO O PAÍS

O Aracati será sede, no próximo sábado (12/02), da 1ª Etapa do Campeonato Cearense de Sprint Triathlon de 2022. O evento é uma realização da A Federação de Triathlon do Estado do Ceará - FETRIECE em parceria com a Prefeitura do Aracati e terá a participação de cerca de 170 atletas. As competições acontecem nas praias de Majorlândia, Canoa Quebrada e Quixaba.

Pela primeira vez na história seremos sede de uma competição desse esporte que reunirá atletas de todo o país. O evento foi planejado para além da disputa esportiva, propiciar aos atletas, familiares e amigos um final de semana de esporte, lazer e turismo em um dos destinos mais requisitados do Brasil. Cerca de 500 pessoas, entre atletas, familiares e equipes técnicas, são aguardadas para prestigiar a prova e desfrutarem das belezas das praias paradisíacas do Aracati.

A competição inicia às 6h 30 de sábado com a largada para os 750m de natação no Platô de Majorlândia, em seguida os atletas percorreram 20km de bike passando pelas praias de Canoa Quebrada e Quixaba, para finalizarem com uma corrida de 5km, retornando até o Platô para a chegada.

COMUNICADO

Devido a execução da prova Sprint Triathlon Aracati durante a manhã de sábado (12/02), um trecho entre as praias de Majorlândia, Canoa Quebrada e Quixaba será interditado das 5h às 10h.

O trecho vai do Platô de Majorlândia e segue pela CE-371 até a Areninha de Canoa Quebrada e da entrada de Majorlândia segue para Quixaba até o início da Estrada da Natureza.

Pedimos a compreensão de todos para cooperarem com a realização da prova de nível nacional. Com o final das competições os trechos serão liberados.

#Esporte 04/12/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Inauguração do Complexo Esportivo e de Lazer do Colégio Municipal

A Prefeitura do Aracati inaugurou, na tarde de sexta (03), a etapa final da reforma do Escola de Ensino Fundamental Prof. Onélio Porto, conhecida como Colégio Municipal. O evento foi realizado seguindo as normas sanitárias e os decretos de isolamento, com participação da comunidade escolar, população, vereadores e lideranças locais. A inauguração também foi transmitida na página oficial da Prefeitura do Aracati.

A gestão Bismarck Maia recebeu vários equipamentos em situação precária. Um deles foi o Colégio Municipal que estava com estrutura comprometida e várias salas em péssimas condições. Além da quadra poliesportiva que estava com a cobertura caindo e foi proibida para uso.

Hoje, a escola conta com todas as salas climatizadas, salas com lousas digitais, auditório moderno, sala com laboratório maker, ginásio poliesportivo com vestiário e piscina semiolímpica.

#Esporte 20/08/2021 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Areninha do Pontal do Cajuí é a 21ª entregue no Aracati

A comunidade de Pontal do Cajuí recebeu, na noite de quinta-feira (19/08), a sua areninha que fica ao lado da CE-371 a caminho das praias. A Areninha José Nogueira de Lima, leva o nome em homenagem ao ex-morador conhecido como Zé do Picolé. Com essa, já são ao todo 21ª areninhas entregues para a população do Aracati, locais que se configuram para a prática de esporte e convívio.

#Esporte 06/08/2021 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Aracati recebe visita técnica de organizadores dos Jogos Universitários Nacionais e dos Jogos Universitários de Praia

O Aracati recebeu na quarta-feira, 04/08, a visita de representantes da Confederação Brasileira de Desporto Universitário - CBDU (presidente - Luciano Cabral e Diretor de Eventos - Alessandro Battiste), da Federação Universitária Cearense de Esportes - FUCE (presidente - Edson Bolivar, Membro Conselheiro - Roberto Sousa) e da CC3 Brazil (CEO - Carlos "Carlão" Costa). O motivo da visita foi uma análise técnica da candidatura do Aracati como sede dos Jogos Universitários Nacionais e dos Jogos Universitários de Praia. Na ocasião, eles reuniram-se no Paço da Liberdade com o Secretário da Casa Civil - Guilherme Bismarck, com o Secretário de Esporte e Lazer - João Eudes e sua equipe para conhecer toda a nova estrutura esportiva que o Aracati pode disponibilizar para esses dois eventos de nível nacional.

#Esporte 15/12/2019 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Aracati sediou a 8ª edição dos jogos do Vale do Jaguaribe e se sagra como Grande Campeã Entre os dias 13 e 15 de dezembro, a cidade de Aracati recebeu cerca de dois mil atletas de 13 cidades irmãs, da região do Vale do Jaguaribe. Aconteceram disputas em 10 modalidades esportivas. Uma grande festa do esporte, elogiada pelos representantes das demais cidades por sua organização, recepção e estrutura, que permitiram aos atletas disputarem os jogos com muita harmonia e espírito esportivo.

A cidade de Aracati ficou em primeiro lugar nas modalidades de tênis, basquete feminino e masculino, vôlei feminino e masculino e xadrez feminino. Já nas modalidades de vôlei de praia, xadrez masculino e futebol de campo, ficamos em segundo lugar. No tênis masculino, natação masculino e feminino, Aracati obteve o terceiro lugar.

Com estes resultados, Aracati sagrou-se como grande campeã com 154 pontos no placar geral, seguida pelas cidades de Russas com 141 pontos e Jaguaruana com 139 pontos, segundo e terceiro lugares respectivamente. Estão de parabéns todos os atletas e equipes técnicas que participaram e ajudaram em mais esta conquista esportiva para a nossa cidade.

A nota triste vai pelo jogo de handebol entre Aracati e Morada Nova, quando atletas e parte da torcida, de forma injustificável, principalmente como anfitriões que fomos, partiram para a agressão física, o que é inadmissível cada vez mais em qualquer tipo de esporte. Por este fato, resta-nos pedido de desculpas a todos os atletas e em especial aos do handebol e cidadãos de Morada Nova.

Esporte é vida! Esporte é fair play! Não à violência!

Em 2020 nossa cidade, mais uma vez, sediará os jogos do Vale, que com certeza será muito melhor, mais organizados ainda e com mais equipamentos para atender os atletas.
A todos atletas e cidadãos do Vale do Jaguaribe, nossos votos de união, agradecimento.
#Esporte 13/12/2018 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Córrego dos Rodrigues recebe Ginásio Poliesportivo nesta sexta Investir no esporte e oferecer mais opções de lazer. Com esse objetivo a Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, inaugura o Ginásio Poliesportivo do Córrego dos Rodrigues, nesta sexta-feira (14), às 19h, nas presenças do prefeito, da vice-prefeita, Denise Menezes, dos vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias da região. Para o prefeito Bismarck Maia, a inauguração é mais um fruto de muito trabalho, dedicação e empenho de toda a administração na busca de melhorias para o Aracati. "Sabemos que ainda precisamos realizar muito mais, mas seguimos trabalhando para avançar e fazer o melhor por nosso município. Espero que a população aproveite com sabedoria mais esse local para a prática esportiva", destacou o gestor municipal.

O ginásio conta com cobertura, alambrados, arquibancada, vestiários (masculino e feminino) e fica localizado num ponto estratégico do povoado, ao lado da Escola Municipal Antônio Ponciano da Costa. Para o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Pinheiro, resgatar o esporte na comunidade é motivo de comemoração. "Vejo hoje a empolgação dos jovens, adultos e crianças, que terão agora um ginásio moderno para a prática de seu esporte preferido e que ainda vai receber o nome do ex-vereador Assis do INPS, meu pai, que sempre atuou em sintonia com o Córrego dos Rodrigues", comenta Pinheiro.

Para a diretora da Escola Municipal Antônio Ponciano da Costa, Aurenice Deodato Sales, o ginásio, que possibilita a prática de futsal, basquete, vôlei e ainda pode ser utilizado para atividades de educação física ou de aulas de artes marciais, será de grande utilidade para os alunos e a comunidade. "Era um sonho antigo da nossa comunidade escolar, agradecemos de coração o empenho do prefeito Bismarck Maia e de todos os envolvidos para que este sonho se tornasse realidade", explica a diretora.

Para o professor de Educação Física, Marciano Santos Freires, a construção desse equipamento representa mais do que um espaço físico, pois é de fundamental importância para o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens dessa comunidade, possibilitando o desenvolvimento de potencialidades e habilidades motoras, cognitivas ou afetivas. "Esse ginásio poliesportivo é uma ferramenta pedagógica, possibilitando a inclusão da comunidade na prática esportiva, mas também nas iniciativas artístico-culturais, como festival de quadrilha, gincanas e apresentações".
#Esporte 09/11/2018 GABINETE DO PREFEITO Reinauguração da quadra do Córrego da Nica A Comunidade do Córrego da Nica distante pouco mais de seis quilômetros da sede do município foi a beneficiada, na noite de quinta-feira (08), com a reinauguração de mais uma quadra poliesportiva. A Quadra do Córrego da Nica já é a 9ª reinaugurada, depois de reforma, apenas no ano de 2018. O prefeito Bismarck Maia, secretários, autoridades municipais participaram da cerimônia juntamente com a população da localidade. Na ocasião, aconteceram partidas amistosas com os atletas locais.

A Córrego da Nica é uma região produtora da cidade, com destaque para a pecuária e caprinocultura, a região tem abundância de água o que permite manter essas atividades. Muitos moradores também trabalham na cidade e nas praias, principalmente em Canoa Quebrada, devido à proximidade e a oferta de empregos no Turismo.

Francisco Ferreira dos Santos, conhecido como Chicão, é dono do comércio mais antigo no Córrego da Nica o “Bar do Talo”. Ele agradece o investimento na estrutura da nova quadra e também o posto de saúde, que fica ao lado, e passa por reforma. A população espera cada vez mais melhorias, pois é uma região que ficou algum tempo esquecida pelo poder público. Entre as novidades para o Córrego da Nica o prefeito garantiu que a quadra será coberta e a comunidade ganhará uma areninha no local onde fica o campinho de areia.

A gestão Bismarck Maia espera com as dezenas de obras que realiza, preparar o Aracati para os novos tempos. Modernizar a infraestrutura de todo o município e prepará-lo para um mundo competitivo através também de capacitação e educação da população. Tornar o Aracati uma cidade reconhecida como exemplo de boa gestão é um forte desejo do prefeito Bismarck Maia.

#Esporte 12/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Comunidade da Lagoa do Preá recebe quadra de esportes reformada A Prefeitura do Aracati inaugura mais um equipamento público de qualidade. Nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, a comunidade da Lagoa do Preá recebe a nova quadra de esporte. Na ocasião da entrega estarão presentes secretários, vereadores, autoridades municipais e a prefeita interina Denise Menezes.

As quadras esportivas têm como objetivo fortalecer o convívio entre pessoas de todas as idades, oferecendo lazer, esporte e proporcionando uma melhor qualidade de vida à população. A reforma faz parte de um extenso pacote de obras públicas realizado pela gestão Bismarck Maia.

"A quadra por si só é um equipamento de política pública, contribuindo com o esporte e socialização de uma comunidade", concluiu Roberto Souza, Gerente Executivo da Secretaria de Esportes.

O equipamento passou por reforma e recebeu pintura completa, conserto de grades de proteção, iluminação e arquibancadas. Para os moradores, a reforma chegou em boa hora, incentivando os jovens para a prática de esportes e para o combate às drogas: "Tida como o principal ponto de lazer da comunidade, a restauração da quadra além de elevar o incentivo ao esporte aos jovens e adultos, traz inúmeros benefícios para as manifestações culturais, religiosas e esportivas que agora terão um espaço aberto para toda a comunidade" comentou Bruno Nunes, morador da localidade.
#Esporte 11/09/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura entrega quadra de esportes para a comunidade da Lagoa do Pedro A Prefeitura do Aracati reinaugura nesta terça-feira (11), a partir das 19h, a quadra esportiva José Pascoal de Oliveira, na localidade da Lagoa do Pedro. Estarão presentes na solenidade de entrega, secretários, vereadores, autoridades municipais e a prefeita interina, Denise Menezes.

A comunidade poderá usufruir de mais um equipamento público de qualidade. A quadra passou por uma recente reforma e recebeu nova pintura, alambrado, refletores e arquibancada. Agora, os moradores terão um novo espaço para a prática de esportes, de atividades físicas, para o lazer da comunidade e realização de eventos.

"Este é mais um equipamento de políticas públicas voltado para o esporte entregue pelo governo Bismarck Maia que, além de proporcionar espaço ideal para o esporte na comunidade, auxilia a educação nas atividades extracurriculares, além de ser um ponto de encontro natural de socialização da comunidade que reside naquela localidade", ressaltou Roberto Souza, gerente executivo da Secretaria de Esportes.
#Esporte 23/07/2018 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER Aracati recebe Areninha Jussie Cunha, na Várzea da Matriz Um dos mais populosos bairros do Aracati, a Várzea da Matriz, recebe hoje um importante aparelho de educação esportiva e lazer, que promete criar um ambiente que vai muito além do esporte, virando um ponto de convivência e lazer para moradores, em especial para crianças e adolescentes. É que nesta segunda, dia 23, a partir das 17h, será inaugurada a Areninha Jussie Cunha da Várzea da Matriz. O evento conta com a presença do secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Nelson Martins, do prefeito Bismarck Maia e diversas outras autoridades estaduais e municipais.

No novo equipamento público foi investido um valor total de R$ 1,6 mi, via Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e 20% da Prefeitura do Aracati, que ainda entrou com o terreno. A Areninha da Várzea da Matriz tem gramado sintético, bancos de reserva, redes de proteção, alambrado, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação profissional e paisagismo. O campo tem 85 metros de comprimento e 60 metros de largura.

Homenagem a Jussie Cunha

A nova Areninha do Aracati, a primeira com dimensões de futebol de campo, e construída em parceria com o Governo do Estado, homenageia o radialista Jussie Cunha, com celebre passagem por emissoras de Juazeiro do Norte e de Aracati, falecido em agosto de 2016. Jussie Cunha era morador da praia de Majorlândia, homem de rádio e assessor parlamentar da Câmara Municipal da cidade, sempre foi visto como um incentivador do esporte e amante do futebol. Uma paixão que influenciou dois de seus filhos, o narrador do SportTV, Antero Neto, e o comentarista da TV Jangadeiro, Jussie Cunha Filho.

Na inauguração desta segunda-feira, o jornalista esportivo Jussie Cunha Filho entra em campo com um time que contará ainda com ex-jogadores dos grandes clubes cearenses. Estarão em campo Sérgio Alves (ex-Ceará), Clodoaldo (ex-Fortaleza), Bechara (ex-Fortaleza), Maisena (ex-Fortaleza), Valdir Papel (ex-Ceará), Gladestone (ex-Ferroviário), Rinaldo (ex-Fortaleza) e Reginaldo (ex-Ceará). Esta equipe enfrenta um time misto formado por autoridades públicas do município e do estado. Logo depois, duas tradicionais equipes do futebol aracatiense entram em campo.

E dizendo-se muito emocionado com a homenagem feita ao seu pai, o jornalista esportivo Jussie Cunha Filho, destaca que "esse é um aparelho sensacional, capaz de, se bem utilizado, afastar crianças e adolescentes da criminalidade e inclusive revelar novos talentos do futebol". Para ele "uma geração inteira se perdeu com o fechamento do Estádio Municipal e, até que a administração atual recupere o estádio, o que já está sendo feito, a Areninha da Várzea da Matriz pode ser uma ferramenta para suprir esta lacuna".

Antero Neto, que estará ausente no evento de hoje motivado por seu trabalho à frente das transmissões esportivas no SportTV, disse que "o melhor de tudo é saber que este instrumento público servirá para a cidade! O intuito a Areninha não é descobrir nenhum jogador. Quer dizer, se isso acontecer, ótimo! Mas a principal atividade é com o social, lazer, entretenimento, ocupação, e saber que esse espaço vai levar o nome do meu pai é uma grande honra".


Serviço:

Inauguração da Areninha Jussie Cunha da Várzea da Matriz
Horário: 17h
Dois jogos de futebol de campo pós a solenidade oficial.
#Esporte 19/07/2018 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER REINAUGURAÇÃO DA QUADRA DO OUTEIRO A comunidade do Outeiro é uma das maiores e mais importantes do Aracati. Com tradição nos esportes, religiosidade e festas diversas, o Outeiro se destaca na Zona Sul do município por ter uma população bastante ativa e a economia tem como sustentáculo diversas atividades rurais. Por ser uma comunidade em ascensão, o esporte é uma das formas de cuidar do bem-estar físico e metal de forma democrática para os moradores. Pensando assim, a quadra de esportes, que em 2015 recebeu o nome de Sávio da Silva, em homenagem a um morador que foi assassinado, foi reformada para garantir a manutenção das atividades esportivas locais. A quadra recebeu nova pintura, redes de proteção e iluminação completa e hoje (19), às 19h acontece a reinauguração do equipamento.

Cleidivan Sousa é acadêmico de Educação Física e um dos professores do Projeto Outeiro, que tem o lema: “Construindo o amanhã com esporte e educação”. O projeto capacita para a atividade física cerca de 45 crianças e adolescentes da comunidade e além do Futsal, o Outeiro está despertando o gosto por outros esportes como Vôlei e Basquetebol, destaca Cleidivan.
#Esporte 12/07/2018 SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER TRADICIONAL REGATA DA VILA DA VOLTA MOVIMENTA COMUNIDADE A Vila da Volta será palco de mais uma tradicional Regata de botes à vela. O evento, que está na 27ª edição, como parte da festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo. O evento tem realização da Prefeitura do Aracati e conta com o apoio cultural do Instituto Estrela do Mar, além de envolver a participação de toda a comunidade da Vila da Volta. Participam da competição embarcações na categoria balsa, bote pequeno, bote grande e bote triângulo.
www.aracati.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 13:30:57