CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Empreendedorismo 16/04/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Sebrae realiza Encontro de Secretários de Desenvolvimento Econômico e Agentes de Desenvolvimento do Litoral Leste

O Sebrae Regional Leste realizou, na sede de Aracati, o I Encontro Anual da Rede de Agentes do Litoral Leste nesta terça-feira, 16. O evento contou com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Econômicos de Aracati, Beberibe, Pindoretama, Fortim, Icapuí e os representantes das Salas do Empreendedor dessas cidades e dos demais municípios que compõem o Litoral Leste.

O evento teve a apresentação do palestrante Vagner Ancelmo, com a palestra: "Da experiência ao Desempenho: Alinhando as culturas de Encantamento e resultados", seguida de capacitação sobre a atuação do Sebrae juntamente com os governos municipais no território Litoral Leste.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Aracati, Fátima do Carmo, elogiou a iniciativa do Sebrae, que está sempre em sintonia com os Empreendedores e com os Municípios e deu as boas-vindas aos demais colegas Secretários e aos Agentes de Desenvolvimento.

Apenas para lembrar, a Sala do Empreendedor tem um diálogo permanente empreendedores locais e oferece diversos serviços como:

- Orientação para abertura, alteração e baixa do Microempreendedor Individual (MEI);

- Emissão de boletos;

- Declaração anual do MEI;

- Parcelamento de dívidas tributárias;

- Orientações sobre crédito;

- Inscrição em eventos e capacitações;

- Orientação para emissão de notas fiscais.

Atendimento de segunda a quarta (8h às 11h30 e 13h30 às 17h) Rua Dragão do Mar, 171 (Ao lado da Igreja Matriz).

#Empreendedorismo 24/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Organização dos vendedores ambulantes para o Carnaval 2024

Ocorreu durante esta terça-feira, 23, a efetivação do credenciamento dos vendedores ambulantes de comida e bebida para o Carnaval/2024.

O atendimento foi feito com dignidade, com hora marcada, com qualidade, em local acessível e muita informação para garantir que os empreendedores aracatienses possam obter uma boa renda durante os dias do Carnaval.

A gestão tem compromisso com o aracatiense e com o cuidado com a geração de trabalho e renda durante nossa maior festa.

O Carnaval 2024, deve gerar mais de 1.000 (mil) postos de trabalho diretos (somente com venda de comida e bebida), nas Arenas carnavalescas, sendo essas vagas destinadas aos moradores da cidade.

A criação de tantos postos de trabalho diretos está ligada diretamente ao tamanho e organização do nosso Carnaval, que é feita para nosso povo. Por isso, você que confirmou hoje sua vaga, não a venda para outras pessoas e denuncie se souber que alguém fez isso.

Todas as denúncias do ano passado estão sendo apuradas e quem não fez jus à sua vaga, este ano não poderá ser inscrito.

#Empreendedorismo 07/12/2023 SECRETARIA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Workshop do Primeiro Passo discute empreendedorismo e protagonismo juvenil no Aracati Mais de 200 jovens participaram da palestra ministrada pelo Deputado Estadual Guilherme Bismarck
#Empreendedorismo 28/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Inaugurado o Espaço Aracati, nova vitrine para artesanato aracatiense Tipologias como macramê, bordado a mão, fios e tecidos, biscuit, arte em madeira, crochê, labirinto, areia colorida são comercializadas no novo equipamento
#Empreendedorismo 25/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA O Espaço Aracati, nova vitrine do artesanato, será inaugurado na próxima sexta, 28 O equipamento funcionará no Terminal Rodoviário e sua escolha foi pensada para dar uma maior visibilidade às obras dos artesãos aracatienses
#Empreendedorismo 05/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Aracati receberá 1º Seminário Itinerante do Varejo no Litoral Leste Sebrae e Prefeitura promovem capacitação gratuita para varejistas
#Empreendedorismo 15/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Artesãos aracatienses apresentam preview das peças que serão comercializadas na Loja do Bem Mantido pelo Instituto do Bem, a Loja do Bem, funciona no Shopping Iguatemi e comercializa milhares de itens de diversas tipologias feitas por artesãos de todo o Ceará
#Empreendedorismo 10/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA “Espaço Aracati” é apresentado a artesãos aracatienses Situado na rodoviária, o Espaço Aracati vai expor e comercializar as belezas do artesanato local
#Empreendedorismo 07/02/2023 SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA Carnaval 2023: vagas para vendedores ambulantes foram quase todas preenchidas Restam poucas vagas para vendedores em isopor no circuito principal; moradores de Majorlândia podem se cadastrar na próxima segunda-feira
#Empreendedorismo 20/10/2022 SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA V Festival de Gastronomia & Cultura do Aracati lança edital para empreendedores

A Prefeitura Municipal do Aracati e o SEBRAE/CE lançam edital para interessados em participar do V FESTIVAL DE GASTRONOMIA E CULTURA DO ARACATI, a ser realizado nos dias 11,12 e 13 de novembro de 2022.

O objetivo é selecionar empreendedores da cadeias produtivas da gastronomia e do artesanato para o Festival. No processo de inscrição, é necessário que os requisitos sejam atendidos e o formulário devidamente preenchido até o dia 26 de outubro de 2022, ou até o preenchimento das vagas, conforme arenas do festival.

O tradicional festival é conhecido por reunir até 10 mil pessoas por noite em busca de culinária diversificada, arte e artesanato local. As atrações são diversas, como chefs renomados, artistas e músicos de nível nacional. O festival acontece na Rua Coronel Alexanzito, popularmente conhecida como Rua Grande, e se consagra como um dos maiores do gênero no Ceará, com desenvolvimento sustentável e gerando riqueza para dezenas de empreendedores de múltiplos segmentos.

Sua composição comporta Arena da Gastronomia, Concurso Gastronômico, Oficinas Gastronômicas, Praça Gastronômica, Espaço da Agricultura Familiar, Minha Casa de Portas Abertas, Lounges Institucionais, Espaço Infantil, Atrações Culturais e Arena de Artesanato.

#Empreendedorismo 19/09/2022 SECRETARIA DE FINANÇAS Aracati recebe seminário regional sobre abertura e formalização de empresas

Secretários de finanças e planejamento de municípios do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste estiveram em Aracati, nesta segunda-feira, 19, para o "Seminário Abertura de Empresas: Descomplicando a Formalização de Negócios nos Municípios". O evento vem acontecendo em todas as regiões do Ceará e nesta edição, o Aracati sediou o encontro voltado para formalização de negócios no Teatro Municipal Francisca Clotilde.

A capacitação foi realizada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) e a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), em parceria com prefeituras, sociedade civil e setor privado. Ao todo, participaram 73 inscritos entre secretários e analistas municipais de pastas relacionadas ao licenciamento de empresas.

O objetivo foi explicar como a gestão municipal pode oferecer o serviço de viabilidade automática para abertura de empresas de baixo risco, ao definir os locais permitidos para instalação de novos empreendimentos e as atividades econômicas consideradas de baixo risco sanitário, ambiental e urbano disponíveis para os municípios.

#Empreendedorismo 25/05/2022 SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA DFB vai promover artesanato aracatiense

Estande do Aracati terá loja com seis tipologias e nova coleção da marca ARA

Tipologias de artesanato típicas do Aracati serão exibidas ao longo da programação do DFB Festival 2022, que ocorre de 25 a 28 de maio, na Praia de Iracema, em Fortaleza. Além da loja em um estande do município, será apresentada uma coleção da marca autoral ARA, desenvolvida em parceria com artesãos aracatienses.

Ao todo, serão comercializadas seis tipos - palha, macramê, labirinto, arte em madeira, crochê e filé - confeccionadas por 10 artesãs oriundas das localidades Cumbe, Jirau, Praia da Quixaba, Pedregal, Volta e Cabreiro.

Já a coleção de roupas e acessórios da ARA, marca criada para difundir a moda artesanal e inspirada no nome Aracati, terá também a assinatura das criadoras. Cada artesã assina em média 15 peças exclusivas, confeccionadas à mão ao longo dos últimos três meses.

O espaço foi pensado para valorizar a cultura do Aracati e servir como uma oportunidade tanto de comercialização das peças no maior evento de moda autoral do Brasil, quanto auxiliar as artesãs a acessar novos mercados e eventuais parcerias. A expectativa é que cerca de oito mil pessoas passem pelo DFB Festival por dia.

A visitação será entre 17h e meia-noite, no pavilhão anexo ao espaço de desfiles.

#Empreendedorismo 15/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Prefeitura do Aracati: Apoio permanente aos artesãos

No dia de ontem, 14, em mais uma ação da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou-se consultoria sobre precificação de produtos ao grupo de artesãs de Majorlândia. O encontro possibilitou também a curadoria de peças que permitirá mais um oportunidade de vendas aos artesãos, garantindo mais trabalho e renda.

#Empreendedorismo 09/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Prefeitura do Aracati e Projeto São José IV

As Secretarias de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, realizaram durante a primeira semana do mês de março, reuniões virtuais com os representantes das Organizações Comunitárias para a elaboração das propostas de Manifestação de Interesse - MI, junto ao Projeto São José IV.

Desde o lançamento do EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2021 - SELEÇÃO DE SUBPROJETOS DE FORTALECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES PARA O MERCADO, a Prefeitura do Aracati vem por meio das secretarias citadas, intermediando diálogos comunitários e auxiliando as organizações, no intuito de garantir o maior número de Manifestação de Interesse possível na linha de projetos produtivos do São José IV, alargando assim, a possibilidade de melhorias nas atividades da Agricultura Familiar na zona rural deste município. As Organizações da Agricultura Familiar que forem selecionadas, receberão suporte do Projeto para aumentar a sua capacidade de produção, gestão e organização para o mercado.

As Organizações - Associações e/ou Cooperativas - que tenham interesse em participar ou obter mais informações sobre o Projeto São José IV, podem procurar a Secretaria de desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, ou Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, localizadas na Avenida Dragão do Mar, nº 171 - ao lado do INSS.

#Empreendedorismo 08/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA PROGRAMA ARACATI COM MÁSCARA
#Empreendedorismo 22/02/2019 SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA Aeroporto de Aracati começa a receber voos regulares já em fevereiro A cidade do Aracati, destino turístico conhecido nacional e internacionalmente, a partir da liberação do Aeroporto Canoa Quebrada Dragão do Mar para voos comerciais, consolida sua força como polo turístico.

A primeira empresa a atuar será a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que acredita que o Aracati é a porta de entrada para uma das regiões de maior potencial turístico do país, atraindo turistas de várias regiões do Brasil e do mundo, com suas paisagens deslumbrantes e suas ruas e monumentos arquitetônicos dos séculos XVIII e XIX.

Os voos regulares, no total de três semanais, se iniciam dia 26 de fevereiro, partindo do Recife, em aeronaves modelo ATR 72-600, que podem transportar até 70 passageiros. Já para o período do carnaval, a Azul informa que haverá voos diariamente.

O prefeito de Aracati, Bismarck Maia, que também já foi Secretário Estadual de Turismo do Ceará, sempre viu o Turismo como a grande vocação do nosso estado, tendo construído, em sua gestão como secretário, o Aeroporto Canoa Quebrada Dragão do Mar. "O Aracati é uma cidade privilegiada com lindas praias, como Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato, Fontainha, Retirinho e Cumbe, mas também com um patrimônio histórico tombado, com o belo rio Jaguaribe e uma rica tradição e diversidade cultural. Todo esse potencial deve ser aproveitado para fomentar o turismo da região", afirma Bismarck.
#Empreendedorismo 31/01/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Aracati participa de reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial do Litoral Leste A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos e cajucultores aracatienses participaram, na manhã de hoje (31), de mais uma reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial do Litoral Leste (PRODETER), em Beberibe.

O programa é uma estratégia do Banco do Nordeste para desenvolver os municípios através da organização e fortalecimento da cadeia produtiva local. A comitiva do Aracati contou com 22 cajucultores e membros do Comitê Gestor Territorial (CGT), que participaram de palestras com capacitação e debate sobre a cajucultura e seus rumos atuais.
#Empreendedorismo 22/11/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Festival de Gastronomia e Cultura movimenta a economia local e supera as expectativas O 2º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, realizado entre os dias 15 a 17 de novembro na tradicional Rua Grande desta cidade do litoral leste do Ceará, distante 140 km de Fortaleza, foi um sucesso. A região, que possui vocação para o turismo, mostrou toda a sua afinidade para o desenvolvimento econômico e geração de renda. O evento, realizado pela Prefeitura do Aracati, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), movimentou a economia local dos setores da gastronomia, artesanato e da agricultura familiar, gerando renda, vendas diretas e prospecção de novos clientes. O volume total de negócios gerado em todos os setores, somente no âmbito do espaço do Festival, durante os três dias de evento, foi na ordem de R$ 172.194 reais.

No setor gastronômico participaram 32 Stands/Empresas, gerando uma média de R$ 4.224,59 reais por expositor durante os três dias de evento, resultando o total de R$ 135.187,00 reais de vendas diretas na Arena Gastronômica.

Nos stands de artesanato participaram 12 grupos, gerando uma renda de R$ 496,92 reais por artesão durante os três dias de festival, resultando em um total de R$ 5.963 reais de vendas diretas. Outro ponto forte do festival, foram as prospecções, isto é, as encomendas de produtos artesanais geradas, que totalizaram R$ 27.544 reais.

Já no setor da Agricultura Familiar, os quatro produtores participantes faturaram uma média de R$ 875 reais por stand, totalizando o valor de R$ 3.500 reais de vendas diretas no setor durante os três dias de evento.



Público elevado



Além do aumento do movimento econômico e da renda gerada durante o evento, o II Festival superou as expectativas de público, desde o número de expositores interessados em participar do evento, até mesmo o número de visitantes presentes, estimado em seis mil nos três dias de evento. “Destacamos o elevado número de atrações culturais e chefs de cozinha que contribuíram para uma saborosa experiência gastronômica. Os negócios gerados aqueceram a economia do município, movimentando a rede hoteleira, além do aumento do fluxo de clientes no comércio em geral”, relatou Ana Carla Luna, articuladora do Sebrae.

Para a Secretária de Turismo e Cultura, Denise Pontes, os resultados vão muito além das vendas realizadas durante o Festival e incluem diversos setores do município: “Tivemos um resultado considerável em três dias, sem contar com a movimentação que tivemos em pousadas, hotéis, transportes e restaurantes que atenderam o público durante o dia, ou seja, o volume engloba muito mais do que esses resultados”, ressaltou Denise Pontes, Secretária de Turismo e Cultura.


Estudo sobre o impacto econômico

Em parceria com a Faculdade do Vale do Jaguaribe a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, desenvolveu um estudo para medir o impacto econômico gerado pelo 2º festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, o qual observou-se um aumento crescente nas vendas dos expositores em três dias de evento, movimentando um montante considerável, onde somente seria possível em três meses de vendas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda mensurou o impacto econômico direto do evento como satisfatório, gerando renda e mídia espontânea para o município, havendo um retorno considerável a curto e médio prazo como impacto indireto.
#Empreendedorismo 17/11/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Encontro de Negócios Comércio Brasil Litoral Leste é realizado em Aracati A Prefeitura do Aracati, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou na manhã deste sábado (17), na praça de alimentação do Pinheiro Supermercados de Aracati, o Encontro de Negócios do Comércio Brasil Litoral Leste. O evento reuniu empresas compradoras e fornecedoras nas áreas de alimentos, bebidas, saneantes, móveis e lacticínios do Vale Jaguaribe, Cariri e Litoral Leste.

O encontro, que ocorre no momento em que a cidade executa o seu II Festival de Gastronomia e Cultura, aconteceu em forma de rodada de negócios, com o objetivo de identificar novas oportunidades de mercado e disponibilizar mecanismos de expansão, aproximando comercialmente as empresas participantes. "O contato direto entre fornecedores e potenciais compradores é um instrumento dinâmico que, além da comercialização, estimula a realização de parcerias", explica Ana Carla Luna, articuladora do Sebrae na Região Litoral Leste.

Márcio José, proprietário da Blim Plex, empresa de produtos de limpeza, do Aracati, participou do evento e considera o momento importante para a geração de negócios. "Essa ocasião é essencial para estreitar o relacionamento com os comerciantes e empresários locais para possíveis parcerias", afirma o empresário.

Para Carolina Sciotti, proprietária da empresa de castanhas de caju, Matury, essa abertura de portas que está sendo proporcionada nesse evento é muito importante para tornar a marca mais conhecida na região. "A nossa empresa tem base na cidade de Icapuí, porém o nosso público atual está na cidade de São Paulo e existe uma logística muito complexa nesse envio, por isso estamos participando desse encontro de negócios, para fortalecer a nossa marca na região", esclarece.

Saiba mais:
A Rede Nacional Comércio Brasil foi criada em 2005 pelo Sebrae com o objetivo de aproximar micro e pequenas empresas de compradores nacionais e regionais, promovendo o acesso a mercados de forma sustentável, por meio de um grupo interestadual de consultores, chamados de Agentes de Mercado, que viabilizam oportunidades de negócio.

O Sebrae identifica empresas com maturidade para fazerem parte do Comércio Brasil e que, após diagnóstico, passam a contar com auxílio da Rede Nacional Comércio Brasil na busca por compradores dentro e/ou fora do estado. Além de identificar novas oportunidades de mercado para as micro e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae, o projeto também visa ser uma base de fornecedores nacionais, qualificada e relevante para compradores atendidos pelo Sebrae ou não.

Fonte: Agência de Notícia do Sebrae-Ce
#Empreendedorismo 16/11/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA 1º Seminário de Inovação para o Comércio é realizado com palestras gratuitas A Prefeitura do Aracati, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Serviço Social do Comércio (SESC) e Studio 4 Arquitetura, realizou na tarde desta sexta-feira, 16 de novembro, no Cine Teatro Francisca Clotilde, o 1º Seminário de Inovação para o comércio do município.

O evento, que ocorre no momento em que a cidade executa o seu II Festival de Gastronomia e Cultura, teve como objetivo promover um espaço de aprendizado e renovação para os empresários do setor de comércio e serviços da região litoral leste, em especial do município de Aracati.

A recepção aos participantes começou com a intervenção teatral “Rio das Onças”, produzida pelo grupo Coletivo Desfibrilador, de Aracati. Unir ideias, discutir o atual cenário econômico e o uso da tecnologia para provocar novas oportunidades a pequenas e médias empresas, foram alguns dos assuntos abordados durantes as quatro palestras gratuitas, que foram realizadas por analistas e articuladores do Sebrae.

De acordo com Felipe Cruz de Melo, analista do Sebrae, a proposta é tanto festiva quanto didática: “ O momento é utilizado para comemorar o dia do comerciário ao mesmo tempo em que é possível fornecer-lhes ferramentas úteis de inovação para se destacar no mercado consumidor e vivenciar a transformação digital na prática”, afirma.
#Empreendedorismo 06/11/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para os Expositores do II Festival de Gastronomia do Aracati Faltam poucos dias para a abertura do II Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati e os preparativos estão a todo vapor. E para capacitar e qualificar os profissionais do ramo alimentício que irão expor seus produtos, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) começou nesta terça-feira, dia 06, o Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. A iniciativa prossegue até o dia nove de novembro, no auditório do Sebrae.

A capacitação aborda a Resolução 216 da Anvisa, que é o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, com o objetivo de aperfeiçoamento constante das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando sempre a proteção à saúde da população. "O curso é voltado para quem trabalha em restaurantes, bares, padarias, pizzarias e serviços de alimentação em geral, focando na higiene da edificação, dos utensílios utilizados, cuidados na manipulação dos alimentos e vestimentas adequadas durante a produção. Como estamos bem próximos do início do Festival de Gastronomia, as aulas são de extrema importância para a preparação destes profissionais", destacou Jessica Sousa, instrutora do Senac.

"Estou aprendendo muito neste curso, pois ele ensina na linguagem do povo o passo a passo de como devemos preparar e conservar de maneira limpa e segura os alimentos", comentou Mário Mayk, manipulador de alimentos.

Para a chefe de cozinha, Anette Libertini, o curso agrega muitos conhecimentos, não somente para o Festival Gastronômico, mas também para o dia a dia dos empreendedores: "Oferecemos sempre o que há de melhor para nossos clientes e com o curso podemos nos aprimorar e conhecer novas técnicas de conservação de alimentos", concluiu.
#Empreendedorismo 10/09/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Aracati promoveu o 15º Ceará Mel A Prefeitura do Aracati por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos; juntamente com a Federação de Apicultores do Ceará (FECAP) e o Sebrae realizaram neste sábado (08), o 15 º Ceará Mel - Seminário sobre Abelhas.

Estiveram presentes no encontro Chico Rocha, representante da UNAMEL e FECAP; o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Antônio Kaminsky; o articulador do Sebrae, Paulo Jorge, além de apicultores das localidades de Barreira dos Vianas, Aroeira Vilany, Quinderé, Cajueiro, Tanque Salgado, Venâncio, Outeiro, Assentamento João Paulo II e das cidades de Baraúna, Ponta Grossa, Jaguaruana e Itaiçaba.

O encontro teve como propósito a troca de informações entre produtores, o incentivo da produção do mel na região, investimentos em linhas de créditos, bem como a consultoria especializada do Sebrae.

A programação contou com palestras de produtores da atividade apícola, como Assis Beberibe, apicultor da região de Beberibe; Chico Rocha, produtor de Aracati; Joáz Ferreira da Silva, apicultor do estado do Rio Grande do Norte e Elder Arraes, empresário e fabricante de equipamentos para apicultura.

O município do Aracati conta com cerca de 130 apicultores, na maioria dos casos, produtores da agricultura familiar. A apicultura na região gera trabalho e ocupação para muitas famílias de baixa renda da zona rural do município.
#Empreendedorismo 06/09/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Aracati participa da 15º edição do Ceará Mel A Prefeitura do Aracati por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos juntamente com a Federação de Apicultores do Ceará (FECAP) e o Sebrae realizam o 15º Ceará Mel - Seminário Cearense sobre Abelhas. O evento acontece neste sábado, dia oito de setembro, a partir das 7h, no auditório da Escola Darcy Ribeiro.

O seminário tem como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos sobre a produção de mel e comercialização, bem como o fortalecimento da apicultura local através de trocas de experiências entre os produtores participantes do evento.

Para Chico Rocha, um dos produtores participantes, o seminário será um momento de renascimento da cultura do mel no município: "A Apicultura é uma atividade nobre e este evento, irá trazer uma maior aproximação entre os produtores, onde serão abordados assuntos relacionados à tecnologia, novos modelos de produção, mercado interno e externo e a atividade comercial do mel. Será um momento de articular, mostrar depoimentos de produtores da região e apresentar a agenda regional para o Dia de Campo", ressaltou.

Além de produtores locais, sete federações nordestinas participarão do 15º Ceará Mel: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Sergipe, Alagoas e Bahia, além de caravanas da Serra do Mel, Mossoró, Maraúna, Jaguaruana, Palhano, Itaiçaba, Beberibe, Fortim e Icapuí.

O município do Aracati possui cerca de 130 produtores que desenvolvem a polinização e produção de mel com destaque para as localidades de Aroeiras, Barreira dos Vianas, Mata Fresca, Cacimba Funda e Cajazeiras. "Esperamos que o seminário venha contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da produção de mel em nosso município", concluiu Chico Rocha.


#Empreendedorismo 31/07/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E RENDA Prefeitura e Sebrae promovem Bate Papo Empreendedor no Mercado Municipal A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, convida todos os permissionários do Mercado Municipal Vicente Monteiro a participarem do Bate Papo Empreendedor, que acontece nesta quinta-feira (02), às 15h, na praça de alimentação. O evento conta com a parceria do Sebrae e da Vigilância Sanitária.

O encontro irá abordar assuntos relacionados à formalização do microempreendedor individual (MEI), microcrédito, tributos, boas práticas em manipulação de alimentos, primeiros socorros, obrigações tributárias, alvarás, serviços contábeis e acesso ao crédito. O Bate Papo Empreendedor será um momento para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de formalização, um momento para trabalhar a capacitação e boas práticas dos empreendedores do mercado.

"O Bate Papo tem como finalidade mostrar aos permissionários que eles estão trabalhando em um equipamento de grande importância na cidade. O permissionário, para atrair mais clientes e turistas para o seu negócio, precisa apresentar seus produtos e seus serviços da melhor forma possível, vamos trabalhar a questão da higiene na manipulação de alimentos e a questão de como ele pode administrar melhor seu negócio", informa Fernando Costa, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

O Mercado Municipal, um dos mais tradicionais prédios públicos do Aracati, é um equipamento comercial muito frequentado pelos moradores, pois além de ter produtos com preços mais acessíveis, está localizado no centro da cidade. Aberto todos os dias da semana, o mercado possui uma variedade de frutas, verduras, cereais, alimentos, ferragens, roupas, eletrônicos e produtos para o lar. O local também é visitado diariamente por muitos turistas, já que faz parte do patrimônio histórico do município.

www.aracati.ce.gov.br
Emitido dia 05/05/2024 às 12:52:50