Notícias

Prefeito do Aracati apresenta o 2º Festival Gastronômico e Cultural

#CULTURA | POR SIMONE | 31 DE OUTUBRO DE 2018 | 680
A Prefeitura do Aracati e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará - Sebrae/CE promovem, nesta quinta-feira (01/11), a apresentação do 2º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati. O evento, marcado para 19h no Teatro Francisca Clotilde (Rua Grande, 697), além de apresentar as novidades, os critérios de participação para os expositores interessados, vai detalhar as oportunidades de parcerias e as condições de integração das residências da Rua Grande como parte do Festival.



A segunda edição do festival, que foi idealizado pelo prefeito Bismarck Maia, espera ter um público visitante de mais de duas mil pessoas/dia e se realiza, neste ano, no período de 15 a 17 de novembro, na chamada Rua Grande, referência central do sítio histórico desta cidade do litoral leste do Ceará, tombado pelo patrimônio histórico e cultural, e distante somente 140 km da capital, Fortaleza.



O evento, que celebra os 176 anos de emancipação política da cidade do Aracati, oficialmente comemorado no último dia 25 de outubro, devido ao grande sucesso de sua primeira edição em 2017, salta neste ano de 14 para 26 stands e ganha um dia a mais. Serão três dias de grande variedade de ofertas gastronômicas e uma diversidade de atividades culturais, tais como os bonecos gigantes de Hélio Santos, apresentação da Banda Jacques Klein, shows musicais populares de mpb, pop/rock, blues, jazz, forró pé de serra, declamação de poesias e danças regionais. Espaço também para produtos da agricultura familiar e para o artesanato local.



Para o evento de apresentação desta quinta-feira, que contará com a presença do anfitrião, o prefeito Bismarck Maia, é indispensável que todo expositor interessado se faça presente para conhecer toda a dimensão do projeto e ver de que forma pode melhor tirar proveito do potencial econômico do festival. Há ainda de se destacar a normatização que está prevista para as boas práticas de manipulação de alimentos, num trabalho que antecede o evento. A capacitação acaba sendo mais um legado da parceria Prefeitura/Sebrae, já que são conhecimentos que os empreendedores levarão para as suas atividades cotidianas no setor de alimentação.





Valorizar a gastronomia regional



Toda a potencialidade gastronômica da região do litoral leste cearense será valorizada, em especial os pescados e frutos do mar. E pelos empreendedores do setor que já demonstraram interesse na participação há de se esperar ainda comida de boteco, pizzas e massas, carnes/churrasco, bolos e doces, comida saudável e a participação de chefes de cozinha de Fortaleza e de cidades próximas, que oferecerão produtos preparados previamente e modelados especificamente para atendimento do público visitante do Festival.



Para a secretária de Turismo e Cultura do município, Denise Pontes, a iniciativa da Prefeitura do Aracati, que conta com a parceria do Sebrae, é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos negócios na cidade. Ela informa que a edição deste ano recebe a visita oficial de 15 jornalistas e 15 operadores especializados em turismo, que além de conhecerem o festival, visitarão as praias de Canoa Quebrada, Quixaba e Majorlândia e o sítio histórico do município, aí se incluindo as suas igrejas de estilo barroco.



A realização da segunda edição do Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati vem contribuir para a valorização da experiência gastronômica, bem como colaborar para o fortalecimento dos pequenos negócios da cadeia produtiva do turismo e fortalecimento da cultura local, através da valorização das manifestações culturais presentes no município, enquanto atividades econômicas e criativas, explica a articuladora do SEBRAE - Regional Litoral Leste, Ana Carla Luna Ramos.





Festival pode se expandir



Homem público sempre muito ligado ao setor do turismo, o prefeito Bismarck Maia acredita que “os profissionais da área do turismo podem agregar grande valor para a consolidação deste festival que vai se firmar, não só como uma referência para o litoral leste do Ceará, mas para todo o Brasil”. O festival gastronômico já nasceu com uma proposta do gestor municipal de revitalização da Rua Grande, sempre preocupado em uma ocupação racional e econômica dos espaços públicos. “A primeira edição foi um sucesso e essa tende a superar as expectativas que, com a abertura do nosso Aeroporto para voos comerciais e a integração do evento com nossas potencialidades naturais, hão de intensificar o turismo local, gerando emprego e renda”, destaca Denise Pontes.

Links

RELEMBRE COMO FOI NO ANO PASSADO!

 

 

Deixe seu comentário