NOTÍCIAS

09-NOV-2022

Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati investe em talentos locais e diferentes linguagens artísticas

A quinta edição terá o maior número de artistas que se apresentam em eventos públicos pela primeira vez; programação é gratuita e terá ainda exposições, oficinas, dança e teatro

#Cultura POR PORTELA 09 DE NOVEMBRO DE 2022

Consagrado por revelar novos talentos, tanto empreendedores gastronômicos quanto músicos, o Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati aumenta a aposta nos artistas locais na sua quinta edição, entre os dias 11 e 13 de novembro. A maior parte das 49 apresentações artísticas é oriunda de Aracati.

E como revelar novos talentos sempre foi uma das principais missões do festival, nesta edição serão 16 novos nomes que nunca se apresentaram em eventos públicos do município. São bandas, duplas e cantores que apostam nos mais variados gêneros: rock, jazz, reggae, reggaeton, forró, pagode, piseiro, música instrumental.

Ao todo, serão 48 apresentações musicais em três lounges e dois palcos distribuídos ao longo da charmosa Rua Grande, conhecida pelos seus casarões tombados, e pela Praça Doutor Leite, mais três lounges e Arena Infantil. Todos os espaços com programação permanente, entre 18h e 22h, além dos shows no palco principal (Elba Ramalho, Marcos Lessa, Superbanda, Os Alfazemas, Banda Jacques Klein e Aldynha Vox) e afters no Aracaty Clube.

A programação conta ainda com cortejo, coral, dança e muita música instrumental garantida pela Banda Municipal Jacques Klein. Outras linguagens artísticas serão prestigiadas com exposições no Espaço das Artes, uma galeria instalada no casarão do Barão de Messejana.

No casarão construído em meados do século XIX e recuperado pela Prefeitura Municipal do Aracati em 2019, funcionarão seis exposições realizadas pelo Instituto Vale do Jaguaribe - IVJ, com o apoio da Unijaguaribe Centro Universitário. A curadoria é da artista Nathalie Nicolas.


Exposições
O salão principal do Espaço das Artes vai abrigar a exposição Barro Vivo, elaborada por escultores da praia de Majorlândia, composta por mosaicos de folhas de argila, emulando formas da natureza.

Na Galeria Lateral, outro painel, com cores e formas que remetem às artes de garrafas com areia ida, criado artistas como Jorge Braga, Mestre Hélio Santos, Célio Sousa, Demeilson Ferreira, Mestre LuIz Antônio, entre outros. Já a mostra Aracati Doce Mel terá sabores literais ambientados no Espaço das Artes, com uma proposta cenográfica, instagramável, pela Doce Mel, marca da terra.

O andar superior contará com uma homenagem ao Mestre Hélio Santos e seus Bonecos Gigantes no foyer, salão e sacada; além de projeções de cenas do carnaval de Aracati no teto. Para compor a mostra, foram convidados os artistas estrangeiros radicados no Aracati: Neil Pearson e Anne Brunet.

Mostra audiovisual

O sótão do Espaço das Artes vai abrigar mostra com nove filmes do cineasta Marcio Del Picchia, que reside em Canoa Quebrada. O equipamento vai receber também, durante o festival, lounge, restaurante e floricultura.


10 mil pessoas
A expectativa da Prefeitura do Aracati e do Sebrae, que promovem o 5º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, é receber cerca de 10 mil visitantes por noite. O público vai conferir, além dos shows, mais de 70 espaços gastronômicos comercializando os mais variados tipos de alimentos.

Também terá o Espaço do Artesanato, com expositores de diferentes tipologias de artesanato típicas de Aracati, como labirinto, palha, arte em madeira, areia ida, entre outros; e uma área voltada para comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. Os empreendedores também passam por um ciclo de capacitações promovidos pelo Sebrae.

Serão 50 estandes na rua - docerias, restaurantes, bares e lanchonetes - e empreendimentos de Aracati, de Fortaleza e da região da Rota das Falésias instalados em casarões da Rua Grande. Um dos empreendimentos que se destacou na edição de 2021 do festival e esse ano já tem seu nome estabelecido, virando referência na cidade foi o restaurante "Cerveja Dragão do Mar". Hoje, a empresa é uma marca forte e ponto de encontro durante o ano todo, a expectativa para o evento é o crescimento e reconhecimento da marca.

Também serão promovidas oficinas abertas ao público com chefs renomados, como Marie Anne Bouer (Le Marché, de Fortaleza), Léo Gondim e Luciano Ferreira.

SERVIÇO
5º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati
Quando: 11 a 13 de novembro de 2022
Onde: Rua Grande (Coronel Alexanzito), Centro Histórico do Aracati
Shows de Elba Ramalho, Marcos Lessa, Superbanda, Os Alfazemas, Banda Jacques Klein e Aldynha Vox, entre outros.
Gratuito.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 6 dia(s)

Entrega de equipamentos, reajuste salarial de professores e cooperação para a criação de novas escolas estaduais

Em cerimônia realizada na quadra da nova Escola Francisco Sabóia Barbosa, neste dia 21, [...]

#Controladoria Há 7 dia(s)

Aracati sedia a 23ª Reunião Ordinária da Rede Estadual de Controle Interno

A Prefeitura do Aracati, por meio da Controladoria Geral do Município, recebeu a 23ª Reu [...]

#Saúde Há 14 dia(s)

Pedregal recebe ação de combate ao Aedes aegypti

Nesta quinta-feira, 14, a ação de combate ao Aedes ocorreu na comunidade do Pedregal. A [...]

#AssistênciaSocial Há 14 dia(s)

82 novos certificados de cursos profissionalizantes são entregues

Um total de 82 alunos de diversos cursos profissionalizantes receberam suas certificaçõe [...]

#Finança Há 14 dia(s)

Sorteados os prêmios do IPTU Premiado 2023

Ocorreu nesta quinta-feira, 14, o sorteio dos prêmios da promoção IPTU Premiado 2023, co [...]

#Saúde Há 16 dia(s)

Continuam as ações de combate ao Mosquito da Dengue em Majorlândia

As ações contra o mosquito Aedes aegypti acontecem em vários locais do Aracati e são rea [...]

#Turismo Há 16 dia(s)

Reunião da Comissão de Trabalho de Canoa com Barraqueiros

A Comissão formada para solucionar a questão das barracas da praia de Canoa Quebrada, lo [...]

#Mulher Há 20 dia(s)

Homenagem as aracatienses no Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, diversas aracatienses de destaque participar [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito