moambique - africa

Festmar em Aracati

A histórica cidade de Aracati, a 150 km de Fortaleza, no ano que completa 171 anos de existência, sedia a nona edição do maior festival de internacional de teatro de rua, o IX FESTMAR. O Festival, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, com grupos teatrais de norte a sul do Brasil, África e da América Latina.
Com mais trinta espetáculos, o IX FESTMAR reunirá cerca de 300 atores e atrizes que farão cinco dias de muita cultura popular, teatro de rua e diversão nas praças, becos e monumentos do patrimônio histórico nacional de Aracati.
De acordo com o coordenador executivo do Festival, Teobaldo Silva, neste ano de 2013 passa da categoria de festival nacional para ser um encontro mundial dos artistas populares e palco para apresentações do teatro de rua praticado na Europa, África e América Latina. Nesta edição o IX FESTMAR fará uma homenagem ao teatrólogo cearense Walden Luiz, ele que foi um dos principais incentivadores de toda a nova geração de atores do Aracati.
Surgido em 1999, a partir de uma ideia do Professor Tinoco Luna, o Festival é uma promoção do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), tem como anfitrião o Grupo Teatral Frente Jovem e é uma realização da Prefeitura Municipal de Aracati.

Fonte: Coordenação de Comunicação da Secretaria de Cultura do Ceará

PROGRAMAÇÃO IX FESTMAR

Dia 21/10 – SEGUNDA – FEIRA – AV CEL ALEXANZITO – EM FRENTE A CÂMARA DE VEREADORES

Pré-abertura: Orquestra – 19 horas – EM FRENTE À CÂMARA DE VEREADORES – Orquestra Eleazar de Carvalho

ESPETÁCULOS:

Solenidade de abertura: 20 horas às 20:30h
20:35h – Maracatu Aracatiaçu – Sobral – CE
21:15h – Grupo Teatral Vivarte – Aracati – CE – No Caritó Eu Não Fica
21:20h – Banda Chico de Janes – Frevo – Aracati – CE

Dia 22/10 – TERÇA – FEIRA – MANHÃ PRAÇA DA COLUNA
07:00h – Cortejo – Saindo da PRAÇA DOS MARISTA até a praça da coluna
08:30h – Instituto Corrupio/BARBALHA – CE – Espetáculo: Retalhos De Minha Terra –
09:20h – Trupe Rebimboca – Aquiraz/CE – Espetáculo: BALAIOS
TARDE – PRAÇA DA COLUNA
16:00h – Grupo Arruaça de Teatro – Mossoró/RN – Espetáculo: Frei Molambo Oro Pro Nobis
17:00h – Cabaret de 5 – Canoa Quebrada – Aracati – CE
NOITE – PRAÇA DA COLUNA
19:00h – Grupo de Teatro Pé na Rua – Fortaleza/CE – Espetáculo: a Outra História de Romeu e Julieta.
19:40h – Cia Teatral os Cara da Arte – Crateús – CE – Espetáculo: açucena Não é Flor que se Cheire
20:20h – Grupo de Theatro Arte da Ribeiro – Icó/CE Espetáculo: A Arvore dos Mamulengos.
Dia 23/10 – QUARTA-FEIRA – PRAÇA DA COLUNA – MANHÃ
07:00h – Cia de Teatro Aos Trancos e Barrancos – Guaiuba – CE
Espetáculo: Como Nasce um Cabra da Peste.
07:50h – Cia Teatral OOPS – Goiânia/GO – Espetáculo: Mateus e Mateusa.
08:30h – Grupo de Teatro Acauã – Itaitinga/CE – Espetáculo: Boi Itaitinga no Festmar.
TARDE – PRAÇA DA COMUNICAÇÃO
16:00h – Cia Criarte de Teatro – Pacatuba – CE – Espetáculo: A Sociedade.
NOITE – ANFITEATRO CAMPO SÃO FRANCISCO

19:00h – Cia Expressão de Arena – Gama/DF – Espetáculo: Caixolhaço.
19:50h – Grupo Teatral AsLucianas – Rio de Janeiro – RJ – Espetáculo: Cordel da Morte Morrida (E, Às Vezes, Matada)!
20:4Oh – Tirania Cia de teatro – Belo Horizonte – MG – Espetáculo: “O CABOCLO ZÉ VIGIA”!
21:20h Vana Va Ndlelene – Companhia de Artes de Rua de Moçambique – Espetáculo “O Consciente Coletivo”

DIA 24/10 – QUINTA-FEIRA – MANHÃ PRAÇA DA COLUNA

07:00h – Cia Brasileira de Teatro Brincante – Crato – CE – Espetáculo: A Comédia da Maldição
08:00h – Clara Trupi de Ovos e Assovios – Mogi das Cruzes – SP – Espetáculo: Varre dor de Vadiagem.

TARDE – FEIRA – PRAÇA DA COMUNICAÇÃO

16:00h – circo Além da Lona – Campinas – SP – Espetáculo: Amanhã tem Mais
16:40h – CETA – Centro Experimental de Teatro e Artes – Nova Iguaçu – RJ – Espetáculo: Pequeno Grande Circo Brasil

NOITE – IGREJA MATRIZ
19:00h – Grupo Teatral Cena Aberta – São Luiz – MA – Espetáculo: NEGRO COSME EM MOVIMENTO!
19:50h – Grupo Cultural da Universidade São Tomas – Moçambique – África – Espetáculo: Frente a Frente com Deus
20:30h – Cia Viravolta – Cuité – PB – Espetáculo: Clownrometro
21:20h – Companhia Cultural Ciranduís – Janduís – RN – Espetáculo: O Fuxiqueiro

Dia 25/10 – Sexta-feira – Noite – Casa da Cultura

18:00h – Cia Arte Viva – Santa Cruz – RN – A Trama do Assustado
19:50h – Entrega de Troféus e Certificados aos participantes do IX FESTMAR

Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho
A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) dedica-se à formação de platéia para a música de concerto desde sua fundação, em 22 de dezembro de 1996. Referencial da música erudita no Estado do Ceará, ela desenvolve um trabalho artístico de expressiva qualidade e elevado nível técnico.
Nascida como um projeto da Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Ceará, a Orcec foi reconhecida como Projeto de Utilidade Pública em 2001, tendo recebido apoios por meio da lei estadual de incentivo à cultura. Hoje, é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.
O repertório da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho abrange obras dos períodos barroco, clássico e romântico, bem como peças de compositores modernos e contemporâneos. A Orcec é formada por 27 músicos de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos), e sua programação artística já contou com a presença de diversos regentes convidados e mais de cem solistas entre músicos nacionais e do exterior.
A Direção Artística da Orcec é desempenhada por uma Comissão Artística Colegiada, composta por um representante da AACC, um representante da Secult e um representante do coletivo de músicos. Atravessando um momento de renovação, a regência está sendo exercida por maestros convidados, de reconhecidos profissionalismo e competência.