Com música, dança, fantasias e carros temáticos, as escolas do município de Aracati se apresentaram durante em um desfile levando mensagens de paz aos moradores que assistiram emocionados na rua Coronel Alexanzito, a Rua Grande, saindo da Praça Dom Luiz, rumo à Capitania dos Portos, às 17 horas desta sexta-feira (15).

O desfile das escolas foi uma realização do Governo Municipal de Aracati, através da Secretaria de Educação (Seduca). O evento já é tradicional e comemorou os 171 anos de Aracati.

Estiveram presentes o prefeito municipal Ivan Silvério, acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social do município Eline Gomes, o vice-prefeito Valdy Menezes, além do secretariado municipal e secretários adjuntos e convidados como o deputado federal José Airton e estadual Gony Arruda, o capitão-tenente da Marinha, José Antônio Câmara Pereira e o sargento Anderson, representando o Tiro de Guerra.

O desfile foi aberto com o Pelotão de Aprendizes Marinheiros do Ceará e com a Banda Maestro Eleazar de Carvalho, com regência do Fuzileiro Naval, sargento Irineu.

Logo em seguida desfilou o Tiro de Guerra 10-014, sob o comando do sargento Anderson, além da Banda de Música Jaques Klein, inaugurando o novo fardamento de gala.

Na sequência, assistentes sociais apresentaram para a população os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social do município através de cartazes.

Todas as escolas participantes falaram de paz à população, das mais diversas formas, como paz no campo, paz interior, juventude e paz e paz mundial.

Na tarde e noite de ontem desfilaram: Promessa de Deus, Elsa Maria Porto Costa Lima, Barão de Aracati, Raízes e Asas, Escola Auxiliadora, Escola Heriberto Porto, Escola Adolfo Caminha, Escola Antonieta Cals, Escola Francisco Sabóia, Pompeu Costa Lima, Waldomiro Afonso Lima, Gercina Nepomuceno, Escola Zé Melancia, João Maciel, Beni Carvalho, fanfarra da Escola Aída Ramalho de Mossoró, São Marcelino Champagnat (Marista), Régis Bernardo, Margarida Gondim, José Bernardo de Souza, Escola São Francisco, Francisco José Fernandes, Francisco Amaral Lima, Domingos Costa Teobaldo, José Rocha Guimarães, Antônio Ponciano da Costa, Marta Silvério, Antônio Monteiro, Escola João Maciel de Santana, Sesc Ler, José Bezerra Filho e anexos Escola 27 de julho do assentamento Aroeira Vilany e Professora Francisca Clotide de Quinderé II, Francisco Nogueira Cavalcante (Barreira dos Vianas) e seu anexo Escola Professor Carlos Peixoto, Escola Apolinário Joaquim Valente, Dragão do Mar, Edmar Sena e anexo anexo Escola Manuel Antônio Pereira, Escola Virginia Uchoa e Colégio Municipal.

Um dos pontos altos do evento ficou por parte da Escola Adolfo Caminha, que emocionou a todos com uma homenagem a aluna Kainara Gondim, de 12 anos, que faleceu nesta sexta feira, vítima de câncer.

Encerrando o desfile das escola, a apoteose do Colégio Municipal com sua percussão formada por alunos da escola e a fanfarra Gustavo Giló, de jovens alunos da escola com a regência do Maestro Mizael, com música ao vivo para incendiar com sua energia a avenida.

O desfile foi encerrado oficialmente com a SEMAST, Educação, Gabinete, Secretaria de Administração, Educação, Turismo, Esporte, serviços de segurança, além da Guarda Municipal e Grupamento de Resgate.

Todos ficaram emocionados com o desfile que se encerrou às 22h30. O prefeito Ivan Silvério parabenizou os participantes e organizadores pela linda apresentação e coordenação do evento. “A escolha do tema foi importante. Paz é o que mais precisamos nos dias. E saber que são crianças e jovens que estão passando essa mensagem é gratificante. É a esperança de dias melhores”, finalizou.